Avanço da colheita de algodão confirma qualidade e queda na produtividade no sul do Maranhão
Com cerca de 32 mil hectares de áreas plantadas da cultura do algodão, a colheita no sul do Estado do Maranhão, está em ritmo avançado. Sendo que 69% da área de plantio foram feitas na safra, isto é no mês de dezembro, para colheita em junho e o restante da área, faz parte da segunda safra, isto é plantio no mês de janeiro e colheita no mês de julho.
De acordo com a Associação Maranhense dos Produtores de Algodão – AMAPA, nessa safra especificamente há uma tendência de queda na produtividade de 10%, pois faltou chuvas da região no mês de maio e não favoreceu a formação do ponteiro da última carga da formação das fibras de algodão causando um déficit de produtividade. Para esta safra a perspectiva de produtividade gira em torno de 300 arrobas por hectares.
O algodão maranhense, se destaca pela qualidade superior das plumas, sendo um produto altamente valorizado no mercado internacional. Cerca de 90% da produção é destinada à exportação e mostra a confiança dos compradores estrangeiros na excelência da produção maranhense, abastecendo os mercados asiático e europeu, refletindo a tendência de consumo e a busca por matéria-prima de qualidade para Indústria Têxtil. Essa condição beneficia os produtores locais, mas também contribuem para o desenvolvimento econômico da região, a geração de empregos impulsiona setores.
Baseado no seu relevo, histórico climático; o algodão produzido no Maranhão possui alta qualidade em termos de entrega de plumas, com cerca de 90% da produção que atinge qualidade Plus; denominação de exigência para um produto a nível de exportação. Com relação ao caroço de algodão, a produção é consumida no mercado interno, especialmente na região Nordeste.
No último Dia de Campo promovido pela AMAPA, o destaque foi as inovações e tecnologias no manejo de algodão, fundamentais para otimizar a produção na região. O evento evidenciou o potencial do Maranhão para cultivar o algodão em um sistema de rotação com outras culturas, o que pode trazer benefícios tanto para o solo quanto para rentabilidade dos agricultores.
O Maranhão se informa aqui – Ponte de concreto sobre o Riacho Jenipapo melhora acesso a zona rural de Balsas
Para esta safra a perspectiva de produtividade gira em torno de 300 arrobas por hectares. #OMaranhaoSeInformaAqui
Com informações da TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.