Esse mês é marcado pela campanha Junho Laranja, tendo como propósito a prevenção e o tratamento de queimaduras. Segundo o Ministério da Saúde, é nessa época do ano que há um aumento de casos de queimaduras, uma vez que também é o mês das festas juninas. Para os festejos continuarem divertidos, o São João também deve ser sinônimo de cuidados para evitar queimaduras.
Cerca de 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras anualmente no país e elas provocam cerca de 3 mil mortes por ano. Mais da metade, queimaduras térmicas, causadas por líquidos quentes, como óleo, ou então, contato direto com as chamas. Além das festas, 70% dos casos de queimaduras ocorrem dentro de casa, sendo idosos e crianças as principais vítimas.
O tratamento aos queimados tem o cirurgião plástico como principal protagonista, uma vez que ele possui o conhecimento técnico necessário para avaliar a extensão e gravidade da lesão. Os especialistas são capacitados para realizar procedimentos de reconstrução e restauração dos tecidos afetados, especialmente em áreas de dobras como pescoço, cotovelos e axilas.
Diante disso, no mês de festas juninas e logo mais de férias escolares gostaria de deixar à disposição os especialistas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para falar mais sobre prevenção e cuidados pós queimaduras, uma vez que o cirurgião plástico desempenha um papel crucial no tratamento de queimaduras, ajudando os pacientes a se recuperarem tanto funcional quanto esteticamente após lesões graves na pele.
O Maranhão se informa aqui – Em uma semana, Maranhão supera três mil inscritos no programa “Mais Saúde com Agente”
Cerca de 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras anualmente no país e elas provocam cerca de 3 mil mortes por ano. #OMaranhaoSeInformaAqui
Informações FSB Comunicação