Agrobalsas 2024 vai contar com dezenas de ações e serviços do Governo do Maranhão durante o evento
Já está quase tudo pronto para a edição 2024 da Agrobalsas, maior evento do agronegócio do Maranhão, que este ano acontece entre os dias 13 e 18 de maio, com o tema “O milagre no Cerrado”. Considerada uma das mais importante vitrines para transferência de tecnologias e venda de produtos do agronegócio no Brasil, a Agrobalsas 2024 deve superar os resultados obtidos na edição do ano passado, quando a feira contabilizou mais de R$ 3,2 bilhões em novos negócios, mais de 2.800 expositores, 170 mil visitantes, além do leilão de mais de 3.200 cabeças de gado.
Promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), a Agrobalsas vai reunir durante os seis dias de evento, empresários do setor agrícola, instituições públicas, produtores rurais e pecuaristas do Maranhão e de outros estados do país. Na programação, cursos, treinamentos, oficinas, campanhas educativas, casamento comunitário e uma série de palestras temáticas.
Comitivas dos governos federal e dos estados do Piauí e Maranhão são esperadas para a solenidade de abertura do evento, no próximo sábado (13). O governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, também é presença confirmada na abertura da Agrobalsas 2024.
Para a edição deste ano, o Poder Executivo estadual maranhense vai marcar presença durante a feira, com dezenas de ações e serviços desenvolvidos por secretarias de estado, empresas públicas e institutos estaduais, em atividades relacionadas às áreas do meio ambiente, agricultura familiar, indústria e comércio, desenvolvimento social, turismo e pesquisa, entre outras.
“No dia 13 nós receberemos a comitiva de três ministros, da Agricultura, do Esporte e da Comunicação, junto com as comitivas dos governos estaduais do Piauí e Maranhão. Em conjunto às classes produtoras desses estados, iremos discutir os principais gargalos para consolidar esse grande celeiro, como questões logísticas, a hidrografia, o escoamento da safra e os nossos portos”, antecipa a superintendente da Fapcen, Gisela Introvini.
Entre os órgãos estaduais que participarão da 20ª Agrobalsas, estão: Sagrima, Sedes, Iema, Setur, Seinc, Uema, Saf, SSP, Fapema, Agerp, Mapa, Iterma, Sema, Secti e Egma.
Confira abaixo, por eixo de atuação, como será a participação dos órgãos de estado na Agrobalsas 2024:
Meio Ambiente
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) estará presente no evento levando uma programação diversificada, com atendimentos técnicos, capacitação e palestras, e uma equipe voltada exclusivamente para prestar informações e tirar dúvidas sobre o Programa Simplifica Maranhão, recentemente lançado pelo governador Carlos Brandão.
“Estaremos presente nesse que é o maior evento de agronegócio do Maranhão, levando informações sobre nossos programas e serviços para impulsionar os pequenos e grandes produtores do estado, incentivando a regularização ambiental e trabalhando para construir um Maranhão melhor, com mais produtividade e desenvolvimento sustentável”, frisou o titular da Sema, secretário Pedro Chagas.
Agricultura Familiar
Os extensionistas da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp-MA) vão acompanhar agricultores familiares maranhenses durante toda a Agrobalsas 2024. No estande da Agerp serão ministradas palestras e oficinas, e o espaço contará com exposições e comercialização de produtos da agricultura familiar do Maranhão.
“A Agerp estará presente na Agrobalsas acompanhando agricultores familiares e apresentando capacitações, como a do ‘Beneficiamento do Pescado’, que oferece ao agricultor familiar a agregação de valor ao seu produto final. Neste ano teremos mais expositores e mais produtos da agricultura familiar maranhense em nosso estande”, disse.
Equipes da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão (SAF) também estarão na Agrobalsas. Além do estande tradicional, a SAF trará pela primeira vez a Feira da Agricultura Familiar, reunindo produtos de aproximadamente 14 empreendimentos locais, além da Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco (COPPALJ).
A programação incluirá exposição de máquinas agrícolas, palestra sobre o projeto algodão agroecológico para a agricultura familiar, e a apresentação das políticas públicas da secretaria.
Indústria e Comércio
Entre as atrações estaduais relativas aos setor comercial estará o Armazém do Empreendedor do Maranhão, ação coordenada pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), que levará empreendedores maranhenses a fim de promover a interação, estimular a inovação, a criatividade e o dinamismo econômico.
Ao todo, 37 empreendedores participam desta edição do Agrobalsas. Para a subsecretária de Estado da Indústria e Comércio, Karina Fonseca, o estímulo ao empreendedorismo maranhense tende a ser cada vez maior.
“Nosso desejo é possibilitar aos empreendedores maranhenses voos cada vez mais altos, conquistar novos mercados com seus produtos e serviços por meio das ações do Governo do Estado. É com esse propósito que o Armazém do Empreendedor existe. Além de expor e comercializar seus produtos e serviços sem maiores custos, os empreendedores permanecem na rotatividade da economia e o que é arrecadado por eles, permanece no Estado”, esclarece a subsecretária.
A Seinc terá ainda um estande institucional, abordando as ações da secretaria para o fortalecimento da indústria, comércio e serviços, além das atrações de investimentos coordenadas pela pasta.
Desenvolvimento Social
Presente na grande maioria dos eventos estaduais, praças de alimentação dos programas Mais Renda e Minha Renda também estarão na Agrobalsas 2024, como detalha o secretário de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé.
“No total, serão 12 beneficiários com seus microempreendimentos na maior feira de agronegócio do Maranhão. Geração de emprego, renda e oportunidade aos maranhenses já contemplados com equipamentos de lanches e bebidas”, informa.
Ciência, Tecnologia e Inovação
Durante o evento, serão realizadas diversas atividades com o objetivo de fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico na agricultura familiar, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Ao longo da feira, a Secti proporcionará ações como, oficina de criação de aplicativos voltados para a gestão da Agricultura Familiar, o Inova Talks Jr – espaço destinado a jovens empreendedores interessados em compartilhar experiências e ideias inovadoras relacionadas ao setor agrícola – oficina de irrigação e controle de estufa, a oficina “Marias da Tech” – de tecnologia para meninas – e o Inova Talks, oficina onde serão discutidas as tendências atuais e futuras do mercado agrícola.
Pesquisa
Principal agência de fomento à pesquisa e à inovação no estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) leva ao evento conhecimento e soluções para impulsionar o “Milagre do Cerrado”, tema central desta edição.
No estande da fundação, os visitantes terão acesso a informações e oportunidades. No espaço serão expostos livros e materiais informativos sobre editais ofertados pela Fapema, além da exposição de pesquisas, vídeos e cases de sucesso de empresas apoiadas pela instituição.
“Acreditamos que a pesquisa, a inovação e a colaboração são as chaves para o desenvolvimento sustentável do setor, e a Fapema está junto daqueles que buscam impulsionar o Milagre do Cerrado”, destacou Nordman Wall.
Regularização fundiária
Na Agrobalsas 2024, o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) vai ofertar atendimento ao público sobre regularização fundiária rural e urbana através do Sicarf (sistema eletrônico estadual voltado para cadastrar, informar e regularizar terras do Estado), georreferenciamento, exposição de assentamento produtivo e exposição de materiais e produção da comunidade quilombola. O Iterma promoverá ainda, palestra sobre regularização fundiária e assentamento.
Redd+: mercado de crédito de carbono
A empresa pública estadual Maranhão Parcerias (Mapa) vai integrar o Pavilhão Agro com a prospecção de projetos do mercado de crédito de carbono, como eixo da política de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, da Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, do Manejo Sustentável de Florestas e do Aumento de Estoques de Carbono Florestal e da Gestão dos Ativos Ambientais e do Pagamento por Serviços Ambientais do Estado do Maranhão (Redd+ e PSA).
O Redd+ é um instrumento que recompensa financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados relacionados à recuperação e conservação de suas florestas.
“Nosso objetivo é buscar parcerias, prospectar projetos do mercado de crédito de carbono e levar a política de Redd+ para ainda mais produtores, empresários e quem puder contribuir para conservar as florestas e ser remunerado por isso”, destaca o presidente da Mapa, Cassiano Pereira.
Turismo
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) vai participar novamente da Agrobalsas, e, assim como em 2023, no pavilhão da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc). O stand será maior e climatizado. Dessa forma, o público da feira e expositores terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da Chapada das Mesas, enquanto destino turístico. Este ano, há um diferencial interessante: o lançamento oficial da “Rota das Origens”.
“Para nós, a Agrobalsas vai ser um momento para aproveitar a vitrine do agronegócio, e apresentar ao mercado o novo roteiro turístico, que inclui o município de Tasso Fragoso, com as pegadas de dinossauros e gravuras rupestres, e Balsas, que oferece a logística para as atividades. Esperamos firmar, ainda mais, o destino Chapada das Mesas no cenário do turismo nacional e fortalecer a conexão com o turismo de natureza”, frisou o superintendente do Polo Chapada das Mesas, da Setur-MA, Beto Kelner.
Outras ações que vão ser executadas pela Setur-MA em parceria com empresas locais são: distribuição de brindes, “souvenirs” e material promocional dos atrativos, além da emissão do Passaporte da Chapada, que dá direito a descontos exclusivos entre outras vantagens.
Defesa Agropecuária
Durante a Agrobalsas 2024, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) vai apresentar ao público seus serviços e realizar ações em defesa agropecuária, com a recepção e acompanhamento dos animais que participam do leilão durante a feira. também serão desenvolvidas atividades de educação sanitária, como o teatro de fantoches e o jogo de tabuleiro do projeto ‘Aged em Ação’, a ser realizado com alunos de escolas públicas de Balsas.
A Aged também participa da feira com palestras e cursos. Entre os temas a serem debatidos estão a “Lei Federal dos Agrotóxicos”, minicurso de operação de drone, portaria sobre o vazio sanitário da soja, uso correto e seguro de defensivos agrícolas para agricultores familiares e sistema de mitigação de risco para sigatoka negra (considerada a doença mais destrutiva da cultura da bananeira).
“A Aged chega à Agrobalsas trazendo seu projeto itinerante Aged Rota Agropecuária, que percorreu, em caravana, nos meses de março e abril, a campanha da febre aftosa e que agora chega a Balsas com seus serviços e ações. Além disso, chegamos com a boa notícia do reconhecimento nacional do Maranhão como zona livre da febre aftosa sem vacinação”, explicou o presidente da Aged, Cauê Aragão.
Para conferir a programação completa da feira e realizar cadastro de participação no evento, basta acessar o site oficial do evento (agrobalsas.com.br).
O Maranhão se informa aqui – Morre em Balsas dona Eunice Honaiser, mãe do deputado federal Márcio Honaiser
Entre os órgãos estaduais que participarão da 20ª Agrobalsas, estão: Sagrima, Sedes, Iema, Setur, Seinc, Uema, Saf, SSP, Fapema, Agerp, Mapa, Iterma, Sema, Secti e Egma. #OMaranhaoSeInformaAqui