ColunasDestaquesMaranhão

Parceria entre Governo e SENAT leva curso “Movimentação de cargas perigosas” à Balsas

Começa nesta segunda-feira, 18, o curso Especializado MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos), promovido pelo SENAT, através de parceria com o Governo do Maranhão. O curso, que também conta com o apoio do Sebrae, acontecerá na cidade de Balsas, onde a Indústria Inpasa Brasil está em processo de instalação, com previsão de 2.500 postos de emprego.

O secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, explica a parceria que viabilizou o curso presencial na cidade. ” O governador Carlos Brandão nos deu a missão de viabilizar o que for necessário para que os maranhenses sejam absorvidos nas vagas de emprego que surgirão com a chegada da INPASA ao Maranhão. E haverá muitas oportunidades para motoristas, mas em categorias específicas, com formação exigida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

E foi justamente essa parceria que fomos propor ao Senat no início do ano e fomos prontamente atendidos.  A primeira especialização já será realizada e, através de nossos parceiros que auxiliam no recrutamento de pessoal, esses profissionais devidamente especializados já poderão ser direcionados para abraçarem uma oportunidade ou na Inpasa ou em qualquer outra grande indústria instalada em nosso estado”, comentou.

O curso acontece de 18 a 23 de março, na unidade do Sebrae (R. Padre Franco, 640, Balsas) e terá carga horária de 50 horas. Os condutores aprovados terão os dados correspondentes registrados em seu cadastro pelo órgão de trânsito da unidade da Federação. Inscrições e informações adicionais, através do contato de whatsapp (61) 2017-0073 ou pelo telefone (99) 3526-9580.

Sobre o curso

O MOPP é um treinamento compulsório para motoristas que realizam o transporte de resíduos perigosos como cargas inflamáveis, tóxicas, corrosivas ou de potencial patogênico. A habilitação é obrigatória por lei (Resolução 789/2020 do Contran), e garante que os condutores desse tipo de carga estão aptos a prevenir acidentes, garantindo a segurança nas estradas, a proteção dos recursos naturais, da população e da saúde pública.

Os motoristas inscritos receberão formação nas áreas de Legislação de trânsito, Direção defensiva, Noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e prevenção de incêndio e Movimentação de produtos perigosos, que inclui classificações dos produtos, simbologias, reações químicas, regulamentações, efeitos de cada produto sobre o meio ambiente, além do comportamento preventivo e dos procedimentos em caso de emergência.

O Maranhão se informa aqui – Balsas inicia vacinação contra influenza com alunos e atendidos na APAE

O curso acontece de 18 a 23 de março, na unidade do Sebrae (R. Padre Franco, 640, Balsas) e terá carga horária de 50 horas. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo