ColunasDestaquesSaúde

Casos de dengue em gestantes crescem 345% em 2024, diz Ministério da Saúde

De acordo com dados epidemiológicos recentemente divulgados pelo Ministério da Saúde nessa sexta-feira, 1º, o número de casos de dengue em gestantes aumentou significativamente nas seis primeiras semanas deste ano em comparação com o mesmo período de 2023, registrando um aumento de 345,2%.

O Ministério da Saúde alerta para a gravidade do quadro, destacando os riscos elevados de complicações graves tanto para as gestantes quanto para os bebês.

Complicações como choque, hemorragias e óbito representam ameaças sérias para as gestantes, enquanto as complicações perinatais podem incluir prematuridade, restrição de crescimento intrauterino e morte fetal.

Em 2023, o Brasil registrou 1.530.940 casos prováveis de dengue, com um coeficiente de incidência de 753,9 casos por 100 mil habitantes, representando um aumento de 16,5% em comparação com o ano anterior.

Desde o início deste ano, o país já registrou 1.038.475 casos prováveis de dengue, com 258 mortes confirmadas pela doença. Além disso, há 651 óbitos em investigação.

O coeficiente de incidência atual da dengue no país é de 511,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses.

O Maranhão se informa aqui – Automedicação pode piorar casos de dengue, alerta especialista

O Ministério da Saúde alerta para a gravidade do quadro, destacando os riscos elevados de complicações graves tanto para as gestantes quanto para os bebês. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo