DestaquesMancheteVídeos

Maranhão realiza estratégia de prevenção a fortes chuvas

A gestão estadual alinha estratégias e debate ações para evitar transtornos com o período chuvoso. Os membros do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (20), no Palácio dos Leões, com o governador Carlos Brandão para apresentar as ações e dados do período.

“Desde que o Comitê foi criado, em nossa gestão, temos trabalhado de maneira planejada, sempre um passo à frente, para garantir que a população seja atingida o menos possível pelas fortes chuvas que ocorrem anualmente, evitando maiores prejuízos”, declarou o governador.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, explicou as medidas preventivas estão entre as principais ações a serem realizadas. “Começou o período chuvoso na Grande Ilha de São Luís e temos que trabalhar preventivamente com campanhas educativas para informar a população sobre prováveis locais de alagamentos”, disse.

Ele ressaltou que através da Defesa Civil Estadual foram mapeados os pontos de risco que seguem sendo monitorados. O trabalho de prevenção conta com o empenho de vários órgãos estaduais além do Corpo de Bombeiros, como a Polícia Militar, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), entre outros.

Presente na reunião, o secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, relatou a importância do planejamento estratégico realizado pela gestão estadual. “Este ano, a previsão é que chova menos que no ano passado, mesmo assim já estamos nos prevenindo para que a população, principalmente de São Luís, da região da Baixada e do Mearim, não seja penalizada com o período chuvoso. Estamos nos antecipando e com a graça de Deus evitaremos maiores problemas”, frisou.

O cuidado preventivo também foi destacado pelo presidente da Caema, Marco Aurélio. “Estamos tratando dos dados que temos já catalogados pelo Instituto da Uema e organizando as ações que precisamos fazer de forma preventiva. Estamos todos unidos com a orientação do governador Carlos Brandão para fazer o que for necessário para que não aconteça nenhum sinistro em nosso estado”, observou.

Sobre o CPAV

O Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV) foi criado pelo governador Carlos Brandão em janeiro do ano passado com a finalidade de promover medidas preventivas e reparação de danos causados pela ocorrência de chuvas em escala anormal.

Participam do CPAV, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, as secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP), Planejamento (Seplan), Governo (Segov), Comunicação Social (Secom), Infraestrutura (Sinfra) e Desenvolvimento Social (Sedes). Além dos órgãos estaduais, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) também integra o Comitê.

O Maranhão se informa aqui – Obras de construção do Centro Ambulatorial de Balsas recebe vistoria do prefeito 

O Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas foi criado com a finalidade de promover medidas preventivas e reparação de danos causados pela ocorrência de chuvas em escala anormal. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo