AgronegócioColunasDestaques

Aprosoja e Sefaz reúnem produtores de soja em Balsas para apresentação do SIFMA

Na manhã desta terça-feira, 20 de fevereiro, a Aprosoja/MA em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ, reuniram-se com produtores rurais na sede do Sindibalsas em Balsas/MA. 

O objetivo da reunião foi tratar da implantação e funcionamento do Sistema de Fiscalização e Monitoramento do Agronegócio e da Vegetação Nativa (SIFMA), uma iniciativa inovadora desenvolvida na SEFAZ-MA para otimizar a fiscalização tributária e promover a sincronia entre a arrecadação e a produção de grãos. O SIFMA utiliza tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial, imagens de satélite de alta resolução, imagens de radar e banco de dados geográficos.

Seu objetivo central é promover a rastreabilidade da produção agrícola, realizar cruzamentos socioambientais e monitorar a vegetação nativa em todo o território maranhense. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades para o gerenciamento de propriedades por parte dos produtores rurais. Essa plataforma pioneira impulsiona a transparência e a sustentabilidade na produção agrícola do estado

Gustavo Victório, auditor fiscal da Sefaz, destacou a importância para os produtores rurais estar familiarizados com a ferramenta e obter as informações acerca do recadastramento do produtor rural, que é uma portaria da Secretaria de Estado da Fazenda para produtores que cultivam áreas de mil ou mais hectares, para pessoas físicas ou jurídicas. 

“Estamos esclarecendo as dúvidas dos produtores rurais. O agronegócio vive um momento delicado e os produtores e o sistema não vai criar novas tarifas ou aumentar a carga de tributos”, disse. 

José Carlos Oliveira de Paula, diretor da Aprosoja/MA, ressaltou a importância dessa reunião para esclarecer os produtores sobre as mudanças que estão chegando. 

“Essa reunião foi um pedido da Aprosoja, para que a Sefaz viesse aqui para explicar o funcionamento desse sistema para os produtores. Também será realizada nas cidades de Açailândia e de Chapadinha. O produtor rural do Maranhão, já faz o seu dever de casa e além de produzir sustentavelmente eles conservam e cumprem as leis dentro do Estado”, finalizou. 

O Maranhão se informa aqui – Governo coordena frente de trabalho para instalação da indústria Inpasa em Balsas

O objetivo da reunião foi tratar do funcionamento do SIFMA, que utiliza tecnologias avançadas, inteligência artificial, imagens de satélite e banco de dados geográficos.  #OMaranhaoSeInformaAqui 

Com informações da TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo