O Carnaval não é apenas a festa mais popular no Brasil, mas também uma oportunidade para o comércio, especialmente para quem investe em estratégias para o período. Nesse contexto, a loja Tok Final, com seus 27 anos de experiência no mercado e abordagem familiar, compartilhou suas estratégias de sucesso para vender mais durante a folia momesca.
Um dos pontos fundamentais, de acordo com Viviane Coelho Logrado, proprietária Tok Final, é a preparação atenta para o Carnaval. A antecipação e diversificação do estoque são essenciais para atender às demandas dos clientes e garantir que a loja esteja alinhada com as tendências do momento.
“Nos preparamos comprando mercadorias específicas para o Carnaval, por exemplo, shortinhos, croppeds, roupas estampadas, alegres. Isso é um ponto fundamental! O lojista tem que se preparar para vender”, explica Viviane.
A loja tem uma presença importante no ambiente digital, atuando, por exemplo, com canais de vendas direta via WhatsApp e com a realização de lives. Durante essas transmissões ao vivo, os clientes têm a oportunidade de visualizar todos os looks disponíveis, enquanto modelos desfilam com as peças, criando uma experiência de compra virtual.
“Então, foi feita uma live, que é uma estratégia super original, moderna. Onde os clientes puderam ver todos os looks. Além da live, a gente tira foto durante das modelos nesse momento e usa nos grupos, no story. Não é só a live no momento. A venda não é só no momento da live. Tem uma venda pós-live muito grande também”, reforça a empresária.
Outro ponto destacado pela Tok Final é pensar em uma vitrine atrativa. E, nesse ponto, ela sublinha a importância da consultoria recebida do Sebrae, na área de vitrinismo. A Tok Final ressalta que investir no visual merchandising (VM) da loja é crucial para atrair a atenção dos consumidores e criar um ambiente de compra agradável. “Sobre a consultoria do Sebrae, do vitrinismo, teve duas meninas da Tok Final que fizeram e isso nos ajudou muito. O VM da loja também mudou muito e ficou bem melhor e mais atrativo”, destaca.
Planejamento estratégico
O analista do Sebrae em Balsas, Hiago Aravena, explica que essas estratégias aplicadas pela Tok Final podem ser aproveitas para o Carnaval e outros períodos festivos e datas comemorativas. Para isso, é necessário planejar, avaliar o estoque e pensar quais estratégias outras podem ser aplicadas nesse período.
“É importante aproveitar essas datas para inovar nas vendas. Vitrines bonitas e coloridas atraem os clientes. Investir no marketing também é importante. Pode-se pensar em promoções e parcerias para oferecer brindes temáticos. Um exemplo, na compra de um valor X, você ganha um copo para levar para folia. Essas práticas fidelizam os clientes e atraem novos”, complementa o analista.
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Fonte: Partners Comunicação