A Guarda Municipal e a Polícia Militar, receberam treinamento através de uma palestra realizada no Quartel do 4º BPM na manhã desta segunda-feira, 05 de fevereiro, e teve como palestrante a delegada titular da Delegacia Especializada da Mulher – DEM em Balsas, Dra. Ana Mariza.
O tema, foi a implementação da lei nº 14.786, que instituiu o protocolo “Não é Não” para combater o constrangimento e a violência contra mulheres, além de criar o selo “Não é Não – Mulheres Seguras”, que estabelece deveres para casas noturnas, boates, espetáculos musicais e shows com venda de bebidas alcoólicas, visando proteger os direitos da mulher contra violência e constrangimento.
Policiais e agentes da Guarda Municipal, aprenderam técnicas especiais de abordagem as situações de atendimentos as ocorrências que envolvem mulheres vítimas de importunação ou assédio sexual.
Segundo a delegada Dra Ana Mariza, os procedimentos serão adotados em todo o mês de fevereiro, no pré-carnaval e carnaval. “O treinamento tem nuances e diferentes de outras ocorrências, como por exemplo os crimes patrimoniais. Então temos alguns critérios que devem ser observados pelos policiais por isso é feito treinamento que vai ser posto em prática no mês de fevereiro e de forma mais específica no período de carnaval, quando temos um aumento considerável nos índices de violência contra as mulheres. Então foi formada uma força-tarefa envolvendo, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar e com o apoio do Ministério Público. A Patrulha Maria Penha contará com reforço no efetivo, disse.
A Sargento Andreia, comandante da Patrulha Maria da Penha destacou o dever do agente de segurança durante o atendimento a esse tipo de ocorrência. Além da campanha de conscientização do novo protocolo do selo “Não é Não – Mulheres Seguras”. Assim como o combate a violência doméstica.
Durante o carnaval será instalado um posto avançado de comando no corredor de eventos na Av. Litorânea, com plantão especial direcionado para ocorrências de violência doméstica e para as mulheres que sofreram algum tipo de importunação ou assédio sexual ou ainda qualquer outro tipo de violência contra mulher.
O Maranhão se informa aqui – INSS convoca 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios para fazer prova de vida
Durante o carnaval será instalado um posto de comando no corredor de eventos na Av. Litorânea, com plantão para atender ocorrências de violência, importunação ou assédio sexual contra mulheres. #OMaranhaoSeInformaAqui
Com informações da TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.