DestaquesPolicial

Gaeco realiza operação contra supostas fraudes em licitação em várias cidades do Maranhão

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Maranhão, cumpriu 19 mandados de busca e apreensão durante operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (1º) em cinco cidades maranhenses e duas do estado do Pará.

O MP investiga membros de uma organização criminosa suspeita de lavagem de capitais, fraude a licitação, peculato, corrupção, entre outros. A ação foi realizada nas cidades de Bela Vista do Maranhão, Pio XII, Pedreiras, São Luís, Santa Inês, Marabá/PA e Belém/PA.

Segundo o Gaeco, estão sendo investigados, nesta fase da operação, o prefeito de Bela Vista do Maranhão, José Augusto Sousa Veloso Filho, e ainda a secretária municipal de Finanças, Almerinda Alves de Sousa. Além deles, ex-servidores públicos, empresários e a empresa contratada pelo município, Alpha Locações e Serviços LTDA também foram alvos do MP.

Além dos mandados expedidos pelo desembargador relator Samuel Batista de Souza, da Segunda Câmara Criminal, o bloqueio do valor de R$ 5.085.097,50 (cinco milhões, oitenta e cinco mil, noventa e sete reais e cinquenta centavos), nas contas bancárias de todos os investigados também foi autorizado.

Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) e comporão o conjunto probatório produzido nos autos do procedimento investigatório criminal instaurado.

Operação conjunta

A ação acontece com o apoio da Polícia Rodoviária Federal no suporte operacional ao cumprimento dos mandados, com 19 equipes (cerca de 60 agentes).

Além disso, participam da operação os promotores de justiça integrantes do Gaeco dos núcleos de São Luís, Imperatriz e Timon, a Polícia Civil do Maranhão (1º Deccor de São Luís, 1º Deccor de Imperatriz e 1º Deccor de Timon) e ainda os Promotores de Justiça das comarcas de Zé Doca, Açailândia, Lago da Pedra, Olho D’Água das Cunhãs, Viana, Pastos Bons, São Luís.

A operação também teve o apoio da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei-MPMA) e do Grupo de Atuação de Inteligência e Segurança (GSI) e do Gaeco do MP do Pará, que auxiliaram nos levantamentos e cumprimento dos mandados.

O Maranhão se informa aqui – Operação apreende mais de 130 armas de fogo, munições e coletes à prova de balas em imóvel abandonado no MA

O MP investiga membros de uma organização criminosa suspeita de lavagem de capitais, fraude a licitação, peculato, corrupção, entre outros. A ação foi realizada em 5 cidades do Maranhão e 2 do Pará.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo