Um homem identificado como Marcus Vinicius Feitosa de Castro, de 45 anos, foi preso durante uma megaoperação da Polícia Civil do Maranhão, na noite dessa quarta-feira (27), em São Luís, em cumprimento a mandado de prisão temporária. Ele é apontado como o autor de duplo homicídio, ocorrido no dia 15 de agosto deste ano, na zona rural de Parambu, município do estado do Ceará.
De acordo com informações da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), o suspeito é considerado um dos maiores pistoleiros do Nordeste. Ele responde pelo duplo homicídio, que vitimou no ano de 2004, dois irmãos, estudantes de Medicina em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. As vítimas eram filhos do ex-prefeito do município de Fronteiras/PI, José Aquiles Filho; também responde pela execução do servidor público, Antônio Gervásio de Alencar, em 2002. A ação criminosa ocorreu no momento em que a vítima deixava os três filhos na escola, em Teresina.
Na época desse crime, o Serviço de Inteligência da Polícia Civil do Piauí também descobriu que o pistoleiro tinha um plano de morte contra o delegado da Polícia Civil piauiense, Bonfim Filho, que investigava o crime organizado.
Marcos Vinícius, que é natural de Picos, no Piauí, foi localizado após um trabalho de investigação e inteligência, que envolveu as polícias Civil de vários estados. Ele foi preso na Big Boss conveniência em um posto de combustível, na Avenida dos Holandeses, no bairro Calhau, em São Luís.
Após os procedimentos legais na delegacia, o preso foi recambiado ao Sistema Penitenciário de Pedrinhas, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
A ação policial foi coordenada pelo serviço de inteligência das equipes do Grupo de Resposta Tática (GRT) e do Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras (DCRIF), setores ligados à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) da Policia Civil.
As vítimas de duplo homicídio no Ceará
As vítimas do duplo homicídio em Parambu (CE) foram José Desidério Ribeiro, conhecido como “Teté do Zé Lopes”, de 58 anos, e Handerson Gonçalves Torquanto, de 36 anos. Eles foram mortos próximo a uma cancela enquanto realizavam um trabalho de colocação de cerca. Ambos eram residentes do bairro Cachimbo I, na sede do município.
Os dois estudantes mortos no RJ
Os irmãos Márcio Ayres de Souza, de 19 anos, e José Marcelo Ayres de Souza, de 22 anos, foram mortos quando iam para a faculdade. Os dois jovens estavam em um carro e foram interceptados por dois homens em uma moto, que atiraram contra eles. José Marcelo chegou a sair do veículo, mas não conseguiu fugir.
Dois anos antes, um deles havia se envolvido em um crime no Piauí. Em 2002, durante festa em uma fazenda, José Marcelo ficou exibindo uma pistola e acabou matando um jovem identificado como Márcio Henrique Bezerra, da família Bezerra, que seria rival dos Souza, e ferindo outra pessoa.
O rapaz que sobreviveu inocentou José. Dias depois, foi assassinado. Depois disso, os irmãos foram para o Rio de Janeiro e passaram a andar com seguranças, assim como o pai deles. Dias antes do duplo homicídio, eles haviam dispensado a proteção;
Não é a primeira vez que Marcus Vinícius Feitosa de Castro é preso no Maranhão. Em 17 de outubro de 2017, ele foi preso pela Polícia Civil, por meio da SEIC, no bairro Cohab Anil, em São Luís. Na ocasião, ele tinha 40 anos de idade e foi preso em posse de duas armas de fogo.
O pistoleiro foi preso em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Primeira Vara do Tribunal do Júri de Teresina-PI, pela morte do servidor público do Piauí Antônio Gervásio de Alencar.
Na época da prisão, a SEIC informou que Marcus Vinícius era acusado de pistolagem na região de Pio IX e Fronteiras no Piauí.
O Maranhão se informa aqui – Duas mulheres são presas em flagrante vendendo crack em rua de Balsas
O Homem responde pela morte de 6 pessoas e foi preso durante megaoperação da Polícia Civil do Maranhão, na noite dessa quarta-feira (27) em cumprimento a mandado de prisão temporária. #OMaranhaoSeInformaAqui