DestaquesVídeos

Sebrae/MA realiza workshop sobre propriedade intelectual e direito autoral

Em consonância com a crescente importância da Economia Criativa, o Sebrae promoveu na noite desta segunda-feira (20), o workshop intitulado “Entender e aplicar a propriedade intelectual e o direito autoral”. O evento, conduzido por Milla Pasan, especialista nas áreas cultural e jurídica, reuniu produtores, artistas e empreendedores locais.

Em um mundo cada vez mais impulsionado pela inovação e criatividade, a Economia Criativa se destaca como um dos setores mais dinâmicos e promissores. No epicentro desse crescimento, a propriedade intelectual e o direito autoral emergem como elementos fundamentais para proteger os criadores, estimular a inovação e impulsionar a economia global.

Durante o workshop, Milla Pasan enfatizou que a propriedade intelectual, abrangendo patentes, marcas registradas e direitos autorais, desempenha um importante papel na preservação e promoção das criações únicas e inovadoras geradas na Economia Criativa. “Garantir a proteção legal dessas ideias não apenas incentiva os criadores a desenvolver novos conceitos, mas também atrai investidores e parceiros interessados em apoiar essas inovações”, comentou Pasan.

Participando do evento, Alberto Danuzio, ator, produtor e roteirista audiovisual da Dia Produções, buscou adquirir conhecimento prático sobre a propriedade intelectual para assegurar os direitos de suas criações. “Hoje eu vim conhecer as diferentes formas de proteção adequada da propriedade intelectual, a fim de que possa resguardar os meus direitos como criador audiovisual e também criar um ambiente propício para investimentos. Até porque a gente sabe que empresas e investidores estão mais propensos a se envolver em projetos que oferecem segurança jurídica”, ressaltou.

No coração da Economia Criativa, o direito autoral surge como uma ferramenta essencial para proteger obras literárias, artísticas e musicais. “Ao garantir aos criadores o direito exclusivo sobre suas criações, o direito autoral estimula a produção constante de conteúdo original, alimentando assim a demanda do mercado”, comentou Ranyere Serra, fotógrafo e especialista em direção cinematográfica.

Além de proteger os criadores individuais, a propriedade intelectual e o direito autoral movimentam o desenvolvimento econômico mais amplo. Ao criar um ambiente favorável para a inovação, essas salvaguardas legais incentivam o surgimento de startups, o crescimento de indústrias criativas e a geração de empregos especializados.

“À medida que a Economia Criativa continua a se expandir, a garantia de uma sólida base legal por meio da propriedade intelectual e do direito autoral torna-se ainda mais necessária. Protegendo os interesses dos criadores, o Sebrae promove ações que incentivam a inovação e que disseminam a proteção dos direitos que envolvem um setor tão criativo e capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico local”, ressaltou Danielle Abreu, coordenadora estadual de Produtividade e Transformação Digital do Sebrae Maranhão.

Após a conclusão do workshop, o Sebrae ofereceu aos participantes a oportunidade de participar gratuitamente de para mentorias individuais e presenciais. Estas estão programadas para ocorrer no período de 21 a 27 de novembro, proporcionando uma extensão do aprendizado prático e personalizado aos envolvidos.

O Maranhão se informa aqui – Márcio Honaiser reúne esforços dos setores público e privado em audiência sobre a BR 324

Fortalecendo a Economia Criativa, o evento reuniu produtores, artistas, empreendedores e entusiastas do mercado audiovisual maranhense. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Ascom/Sebrae/MA

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo