DestaquesManchetePolíticaVídeos

Curso de Formação de Oficiais forma turma e 49 novos aspirantes ingressam na PMMA

Após três anos e meio de uma jornada desafiadora, 49 jovens concretizaram, nesta sexta-feira (17), um dos maiores sonhos de suas vidas: concluir o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). O momento foi marcado por uma solenidade que reuniu familiares, amigos e autoridades no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, localizado no Calhau, em São Luís (MA), de onde os formandos saíram aspirantes a oficiais da corporação.

Esta é a 26ª turma do CFO, que acontece há, pelos menos, 30 anos em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que concede a cada formando o título de bacharel em Segurança Pública. Pelos próximos seis meses, os aspirantes passarão por um estágio probatório e, somente após isso, receberão a promoção ao primeiro posto da Polícia Militar, o de 2º Tenente.

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, representou o governador Carlos Brandão na solenidade e parabenizou os concludentes do curso. Martins reafirmou o compromisso de Brandão em seguir ampliando investimentos para qualificação das polícias do Maranhão. Ele destacou que esta nova turma de aspirantes fortalecerá ainda mais o efetivo da Polícia Militar, bem como o trabalho realizado pela corporação em todo o estado para combater a criminalidade e garantir a ordem e a tranquilidade entre a população.

“Esses novos aspirantes a oficiais estarão, muito em breve, fortalecendo as ações de combate à criminalidade em nosso estado. São homens e mulheres que chegam para reforçar um trabalho que tem sido feito com muito empenho e que tem resultado em avanços significativos na segurança pública, principalmente quando comparamos os índices com outros estados. Com sua formação sólida e comprometimento, esses jovens irão com certeza contribuir para a promoção da paz social e um Maranhão ainda melhor”, destacou.

O comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Paulo Fernando, ressaltou a importância da formação de mais esta turma do Curso de Formação de Oficiais para o Sistema de Segurança Pública, que tem atuado de forma incisiva com ações de repressão a todos os tipos de crime, prova disso foi a queda de 10,5% nos índices de crimes violentos letais no terceiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

“A formação desses 49 jovens é uma conquista muito grande para a Polícia Militar do Maranhão. Todos eles somarão forças no combate à criminalidade em todo o estado, prestando um serviço de qualidade à sociedade. Portanto, essa vitória não é apenas daqueles que se formaram, de suas famílias, mas de toda a população maranhense, que conta com o nosso trabalho para viver com tranquilidade”, disse o coronel Paulo Fernando.

Efetivo reforçado

Antes de se tornarem aspirantes a oficiais e bacharéis em Segurança Pública, os jovens são cadetes da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias e, como todo cadete, passam pelas mais diversas situações para aprender técnicas que devem ser dominadas por um policial militar em início de carreira. Além da prática e de simulações realísticas, eles também têm de aprender grande arcabouço teórico para exercer o posto de oficial com ética e humanidade.

Além das disciplinas dos núcleos comuns, específico e livre, destinadas aos três anos e meio do curso, eles passam, ainda, pelo estágio prático supervisionado para cadetes, que é realizado nas unidades da região metropolitana de São Luís e no interior do estado.

Thomaz Cardoso, um dos aspirantes a oficiais da 26ª turma do CFO, contou que enfrentou muitas dificuldades ao longo dos três anos e meio de curso. No entanto, a vontade de servir à Polícia Militar e à população maranhense sempre foi maior que os desafios apresentados durante a jornada. Ao ter passado por todo esse processo, ele não teme o que está por vir.

“É a partir de agora, neste período probatório, que vamos vivenciar, de fato, e tomar conhecimento daquilo que é a rotina de um policial militar. No entanto, eu dou certeza de que a Polícia Militar e todo o estado do Maranhão só têm a ganhar com a formação de mais 49 aspirantes, pois nós iremos nos dedicar inteiramente ao serviço policial militar, à preservação da ordem pública e à segurança da comunidade”, pontuou.

Como iniciar na carreira

O ingresso do aluno no Curso de Formação de Oficiais (CFO) acontece por meio do Processo Seletivos de Acesso à Educação Superior (Paes) e é fruto do convênio de mútua cooperação técnico-cientifica firmado com a  Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O curso tem a duração de três anos e meio com aulas ministradas na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD). Durante o CFO, são ministradas disciplinas de gestão, comando, além de disciplinas operacionais e práticas relacionadas à atividade policial militar. Em 30 anos de existência, mais de 800 já foram formados.

O Maranhão se informa aqui – Operação Paz: PM prende suspeitos de tráfico e apreende drogas e dinheiro em Balsas

O ingresso do aluno no Curso de Formação de Oficiais acontece por meio do Processo Seletivos de Acesso à Educação Superior (Paes) um convênio com a Uema.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo