ColunasDestaques

Uemasul celebra 7 anos de crescimento na oferta de cursos e estrutura física

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) celebra, nesta sexta-feira (3), sete anos de existência. Criada pelo ex-governador Flávio Dino a partir da Lei nº 10.525, sancionada em 2016, a universidade se consolida como referência educacional no cenário socioeconômico da região sudoeste do Maranhão.

Os dois últimos anos foram marcados pelo crescimento acadêmico e estrutura física da universidade. A instituição hoje conta com três campi, nas cidades de Imperatriz, Açailândia e Estreito e através do programa Caminhos do Sertão, oferta cinco cursos de licenciaturas em outras quatro cidades da região. Na infraestrutura, atualmente, estão em construção o novo Restaurante Universitário (RU) e o herbário. Em processo de liberação para início da construção estão o Hospital Veterinário e a expansão do campus Açailândia.

Em seus sete anos, a universidade já formou mais de 1.850 profissionais. Atualmente, são ofertados 24 cursos de graduação, contemplando 22 municípios da área de abrangência da universidade, com mais de 2.500 estudantes matriculados. A universidade dispõe ainda de um mestrado e três cursos de especialização em andamento, além de outros cinco cursos de pós-graduação já concluídos.

Para Luciléa Gonçalves, reitora da Uemasul, o momento é de comemoração. “Nós acreditamos que todas essas realizações são fruto do trabalho árduo de nossa gestão, nossos servidores e acadêmicos, associado ao apoio do Governo do Estado, porque todos a sua maneira e dentro do que lhe compete, estão dedicando para termos uma Uemasul melhor a cada dia”.

O crescimento da universidade também é associado à inclusão social, com incentivos à permanência dos alunos. A Uemasul possui mais de 1.600 bolsas e auxílios, que contemplam mais de 900 alunos, sendo uma das universidades públicas que mais destina recursos financeiros per capita no país.

“A bolsa que recebo incentiva o nosso crescimento como estudante, pesquisador e futuro professor. A universidade dá condições de nos aprimoramos e ser um profissional”, ressalta Filipe Carvalho, acadêmico de Matemática e bolsista há três anos.

O Maranhão se informa aqui – Seleção de startups para o Inova Amazônia terminam dia 7 de novembro

A instituição hoje conta com três campi, nas cidades de Imperatriz, Açailândia e Estreito e através do programa Caminhos do Sertão, oferta cinco cursos de licenciaturas em outras quatro cidades da região. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo