AgronegócioDestaquesVídeos

Agrotóxicos apreendidos em Balsas terão destinação final feita por especialistas em segurança ambiental

As empresas Croplife Brasil e a Mali Soluções em Meio Ambiente estão responsáveis pelo recolhimento dos produtos apreendidos, levando-os para o estado do Goiás para incineração de modo adequado.

O processo de destinação correta de cerca de trinta toneladas de agrotóxicos falsificados e contrabandeados que foram apreendidos ao longo de dois anos de operações da AGED e de investigações das polícias civil dos estados do Maranhão e Tocantins, teve início esta semana pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA).

A AGED segue realizando a ação até o próximo dia 14 deste mês na central da Associação de Revendedores de Insumos Agrícolas de Balsas (ARIAB), que ficou como fiel depositária dos agrotóxicos apreendidos durante as operações.

O chefe da Unidade Regional da AGED de Balsas, Eugênio Pires explicou sobre os riscos para saúde pública e fez o alerta para as compras de produtos pela internet. “O produtor deve comprar os produtos em revendas registradas pela AGED, que autoriza a comercialização dos agrotóxicos. Esses produtos falsificados trazem consequências graves ao meio ambiente com a contaminação dos mananciais de água, ecossistemas e intoxicação de pessoas e animais. São várias marcas e princípios ativos apreendidos nessas operações e podem trazer riscos à saúde pública”, esclareceu.

As operações objetivaram desarticular o esquema de comercialização de produtos falsificados e contrabandeados que vinham ocorrendo especialmente no Sul do Estado, uma vasta área produtora de grãos.

Executada em mais de três fases, a Operação Deméter, desde 2021, vinha investigando o roubo e a adulteração de agrotóxicos em Balsas. De acordo com as investigações da polícia, os agrotóxicos eram receptados por meio de roubos em fazendas da região, para, em seguida, sofrerem modificações químicas.

O Maranhão se informa aqui – Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja destaca escolha da cultivar

Defensivos agrícolas falsificado ou contrabandeados foram apreendidos em mais de três fases da Operação Deméter, desde 2021, vinha investigando o roubo e a adulteração de agrotóxicos em Balsas. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo