A 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Balsas, realizou o procedimento de entrega de armas de fogo irregulares apreendidas pela polícia durante, operações e ocorrências registradas nos distritos policiais da cidade nos últimos meses.
Em entrevista ao programa Alerta Balsas, o delegado regional, Dr. Fagno Vieira, explicou os procedimentos adotados.
“As armas apreendidas em procedimentos policiais, passam por perícia oficial, que vai atestar a sua eficiência, descrever o modelo, calibre; e essas armas podem ter dois destinos: um deles é a restituição ao proprietário, quando se trata de uma arma legalizada e que a investigação não tem mais interesse naquela arma apreendida. Então ela será restituída. Quando se trata de arma ilegal, essa arma encaminhada ao gabinete de segurança institucional do Tribunal de Justiça, instituição responsável da destinação final da arma, que vem a ser a destruição dessas armas em parceria com o Comando do Exército”, destacou Dr. Fagno Vieira.
Uma equipe técnica da Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão, é responsável em receber o armamento e realizar o procedimento legal para dar o destino final as armas.
O procedimento acontece sempre que a delegacia atinge o número determinado de armas sobre sua custódia. Então é acionado o Poder Judiciário que envia a equipe para fazer o recolhimento das armas. É um trabalho que ocorre em todas as comarcas e que depende fundamentalmente da provocação da autoridade policial ao poder judiciário e da solicitação da secretaria judicial ao Tribunal de Justiça.
Matéria produzida e exibida pela TV Capital – Canal 8 – Balsas/MA
O Maranhão se informa aqui – Prefeitura reinaugura Escola de Educação Infantil Santa Rita de Cássia em Balsas
As armas apreendidas durante as operações policiais e ocorrências registradas nos distritos policiais da cidade nos últimos meses são destinadas para a destruição. #OMaranhaoSeInformaAqui