AgronegócioDestaques

Uemasul campus Estreito desenvolve projeto no plantio de hortaliças utilizando a entalpia

O curso de Ciências Naturais e o curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL) realizam o projeto “Cálculo da entalpia em hortas com sombreamento na produção de hortaliças”. O projeto interdisciplinar faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Uemasul – PIBIC, ciclo 2022-2023, desenvolvido pela bolsista do curso de Engenharia Agronômica, Joyce de Sousa Cordeiro, com a orientação do professor doutor em Física, Gutierrez Rodrigues de Morais.

A entalpia é uma ferramenta termodinâmica usada para calcular o calor envolvido em processos que ocorrem em pressão constante, sugerida para manter as hortaliças em conforto térmico suficiente em termos de troca de calor.

“A estratégia é baseada em medidas físicas do meio ambiente e podem ajudar a decidir como manter as hortaliças com conforto suficiente em termos de troca de calor. Estamos utilizando várias alturas diferentes, e no final da produção conseguimos encontrar qual será a mais adequada para a produção da hortaliça, principalmente no período de muito calor. A ideia é encontrar qual a melhor condição de usar a tela de sombreamento em hortas, em relação à altura, através das variáveis da termodinâmica”, explicou o professor Gutierrez.

O projeto tem os objetivos de fazer análises da variação da entalpia no plantio de hortaliças, demonstrando, por meio da Termodinâmica clássica, o grau de conforto térmico das hortas com tela de sombreamentos, utilizando o monitoramento de temperatura e umidade relativa e associar o cálculo da entalpia com o crescimento das hortaliças.

O cultivo de hortaliças em regiões de clima tropical, como a região Tocantina, torna-se desafiador em decorrência das temperaturas elevadas que podem limitar a produção, fazendo com que produtores optem pelo uso de ambientes protegidos.

Para a bolsista Joyce de Sousa Cordeiro, a experiência está sendo muito enriquecedora. “Eu consegui colocar em prática o conhecimento adquirido na teoria, tendo conhecimento de outras áreas como a Física, já que meu projeto é interdisciplinar. Isso é bastante interessante e novo pra mim. O projeto ajuda no meu desempenho acadêmico, já que para realizar pesquisa você tem que ter responsabilidades, e isso me motiva a dar sempre o meu melhor, tanto na sala de aula, como no campo. Ser pesquisadora é muito importante para mim. Quero seguir a carreira acadêmica, e isso ajudará de certa forma no meu futuro profissional”, destacou.

O ambiente protegido possibilita a criação de um microclima favorável ao cultivo de hortaliças, proporcionando um certo controle das variáveis climáticas, como temperatura, umidade, radiação solar e vento. O experimento, que será finalizado este mês, conta com a parceria de pequenos produtores da agricultura familiar. Os resultados esperados são de encontrar a melhor condição térmica para o plantio de hortaliças na região Tocantina, auxiliando os pequenos produtores.

O projeto passou por diversas fases, iniciando com o estudo da Termodinâmica clássica, estudo da Entalpia, preparação das hortas para o plantio das hortaliças, monitoramento da umidade relativa e temperatura nas hortas, e agora, encontra-se em sua fase final, que é a análise e discussão dos dados obtidos.

O Maranhão se informa aqui – Balsas Futsal vence Brasília e garante classificação às semifinais da Taça Brasil

O cultivo de hortaliças em regiões de clima tropical, torna-se desafiador em razão das temperaturas elevadas que podem limitar a produção. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Ascom – UEMASUL

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo