AgronegócioDestaques

Aged recebe auditores do Ministério da Agricultura para avaliação do serviço veterinário estadual

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) recebeu a equipe de auditores do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para avaliação do Serviço Veterinário Estadual (SVE). Os auditores federais estiveram presentes na sede da agência em São Luís e ainda percorreram as unidades da Aged nos municípios de Açailândia, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz, Santa Rita, Senador La Roque e Vargem Grande para avaliação das atividades.

Nesta sexta-feira (4), os auditores, em reunião com a equipe técnica da Aged, apresentaram os principais pontos que foram observados. “Nesta reunião mostramos algumas das fortalezas [pontos fortes] da Aged, onde percebemos uma equipe bastante comprometida e já fazendo muitas atividades que vão com certeza trazer melhorias para o serviço veterinário estadual. A equipe de auditores sai com uma impressão boa e a certeza da capacidade da Aged em fortalecer o serviço veterinário brasileiro como um todo”, declarou a auditora Juliana Laender, da Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais e integrante da Unidade Técnica Virtual da Coordenação de Avaliação dos Serviços Veterinários.

Segundo a auditora, em torno de 30 dias a equipe deve construir um relatório preliminar que deve passar por avaliação da equipe da coordenação para devolver ao estado, que ainda terá um tempo para fazer suas considerações e o relatório final deve ser recebido pela Aged no prazo de aproximadamente 90 dias.

O presidente da Aged, Cauê Aragão, explicou que a agência prestou todas as informações ao Mapa, encaminhou documentos e acompanhou os auditores nas unidades da agência, mostrando o trabalho das equipes técnicas. “Estamos confiantes de obtermos uma excelente pontuação, com um serviço veterinário atuando na defesa agropecuária de modo contundente em todo estado, garantindo a sanidade animal e vegetal. Apresentamos ao ministério nossa carta de serviços, uma vez que pleiteamos a suspensão da vacina contra aftosa, no intuito de evoluir nosso status sanitário. Será uma conquista de todos, pois o governador Carlos Brandão tem fortalecido a defesa agropecuária do estado para que possamos evoluir ainda mais e alcançar essa tão sonhada conquista de zona livre da doença sem vacinação”, destacou.

O principal objetivo da auditoria Quali-SV é de avaliar a qualidade do serviço veterinário estadual, observando os processos administrativos, a estrutura e a execução das ações de defesa sanitária animal em todos os programas de sanidade que são feitos pela equipe técnica da Aged.

Neste sentido, o Ministério da Agricultura deverá utilizar o relatório elaborado pelos auditores para subsidiar na tomada de decisão para o pleito da retirada da vacinação contra febre aftosa para o Estado do Maranhão. “O Mapa não leva em conta apenas os resultados dessa auditoria, mas leva em conta outras atividades relacionadas especificamente ao programa de febre aftosa. Esse trabalho que estamos fazendo ajuda o departamento na tomada de decisão. A partir disso, tanto a Aged quanto o departamento vão trabalhar nessas recomendações, mostrando toda a evolução dessa conquista para a retirada de vacinação. O relatório é apenas um pequeno pedaço disso, que serve para demonstrar como é que a agência está cumprindo os requisitos para essa retirada da vacinação”, esclareceu Juliana Laender.

Para o pleito de retirada da vacina, a Aged cumpriu com requisitos importantes como ter mais de 70% das propriedades rurais com geolocalização, possuir um fundo em sanidade animal atuante e arrecadando, e ter cumprido mais de 80% das metas do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa.

O Maranhão se informa aqui – Crescimento da cultura do algodão é destaque na região de Balsas sul do Maranhão

Aged cumpriu requisitos para retirada da vacina, como ter mais de 70% das propriedades rurais com geolocalização, possuir fundo em sanidade animal e cumprir mais de 80% das metas do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo