DestaquesEducaçãoMancheteMaranhãoVídeos

Maranhão será sede do maior campeonato de robótica do mundo em 2024

A capital maranhense, São Luís, foi escolhida para sediar a próxima edição do maior campeonato de robótica do mundo, a Federation of International Robot Sport Association (FIRA) World Cup, que está prevista para acontecer de 2 a 7 de agosto do ano que vem. O comunicado oficial foi feito pelo coordenador de robótica do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Fábio Aurélio, nesta sexta-feira (21), durante o último dia do campeonato que, neste ano, aconteceu na cidade de Wolfenbüttel, na Alemanha.

“O mundial, indo para o Brasil, só vai premiar e justificar o investimento que vem sendo feito pelo Governo do Estado na robótica no Maranhão”, comemorou o coordenador. Segundo ele, o evento deve gerar um investimento imediato de cerca de R$ 2 milhões do exterior para o estado. “Vai gerar expectativa nos nossos alunos, que vão poder conhecer outras culturas e competidores do mundo inteiro, além de movimentar o comércio e o turismo”, afirmou Aurélio.

“O Maranhão é um dos principais expoentes da robótica educacional e, por isso, foi escolhido para sediar o FIRA World Cup 2024”, celebrou a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz. A gestora também esteve no país europeu para acompanhar os seis estudantes do IEMA na competição. “Será uma honra ter um evento tão grande no nosso estado, terra de jovens talentosos e determinados a quebrar barreiras”.

A competição deste ano começou na última segunda-feira (17) e foi até sexta (21). O grupo do Instituto viajou à Alemanha para disputar os títulos e se tornou vice-campeão na prova que ocorreu na terça-feira (18), intitulada de ‘Missão Impossível’. O objetivo era fazer o robô se locomover por uma mesa e realizar movimentos dentro de áreas específicas. Os estudantes do IEMA ficaram atrás de uma equipe da China, por apenas um ponto.

“Foi muito gratificante e supriu todas as nossas expectativas. A gente se preparou e conseguiu o famoso e esperado título para o Maranhão”, contou Ana Clara Barros, aluna do IEMA Bacabal e membro da equipe. Além de Ana Clara, participaram do grupo convocado para a competição os alunos Thauã Silva, do IEMA Bacabal, Markus Danyllo Silva, do IEMA São José de Ribamar, e Johanne Soares, Vitória de Carvalho e Mateus Costa, do IEMA São Luís.

Robótica no IEMA

No IEMA, a robótica educacional foi introduzida ainda em 2016, após o sucesso de um experimento na unidade de Pindaré-Mirim durante aulas de física e matemática. O Instituto então criou a Coordenação de Robótica Educacional na Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação – e, hoje, todas as unidades do estado oferecem o curso.

FIRA World Cup 2023

A FIRA World Cup 2023 contou com a participação de 19 alunos maranhenses, todos estudantes da rede estadual de educação. Os jovens foram selecionados na etapa final da competição nacional, que ocorreu em novembro do ano passado em São Luís e Guarulhos, em São Paulo. Das 105 equipes de todo o país inscritas na competição, apenas 24 grupos em cada uma das duas cidades foram selecionados para participar do mundial. No ano que vem, a competição está prevista para acontecer dos dias 2 a 7 de agosto em São Luís, capital maranhense.

O Maranhão se informa aqui – Uema prorroga inscrições do vestibular profiTec, com 40 vagas em Balsas

O Maranhão é um dos principais expoentes da robótica educacional e, por isso, foi escolhido para sediar o FIRA World Cup previsto para acontecer no período de de 2 a 7 de agosto de 2024. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo