ColunasDestaques

Como vai ficar o pagamento do IPVA depois da reforma tributária?

Um ponto importante da reforma tributária que interessa aos donos de carros é a mudança no Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), que passa a ser progressivo. O discutido é que a base de cálculo leve em conta dois pontos: a eficiência energética e o valor dos carros.

Se passar dessa forma, veículos elétricos e híbridos pagariam menos, e carros a combustão mais caros teriam alíquotas mais altas. As taxas serão fixadas posteriormente, por meio de lei complementar. Atualmente, há iniciativas pontuais de estados e municípios nesse sentido. Com a mudança, pode haver uma única regra para todo o país.

Também foi aprovada a cobrança do imposto para embarcações e aeronaves, como jatinhos, iates e lanchas, que atualmente são isentos de pagamento. Isso porque atualmente esse tipo de veículo não se enquadra nas exigências legislativas para serem considerados automotores, portanto a cobrança seria considerada institucional. Com a reforma, podem começar a ser taxados.

Há projetos de isenção para veículos utilizados na agricultura e na pesca, o que abriria brechas para outras categorias. Dessa forma, aeronaves agrícolas, embarcações de serviços de transportes aquaviário, de pesca, cientificas e de subsistência, navios-sonda ou navio plataforma, tratores e máquinas agrícolas permaneceriam isentos. Ouseja, até o início da implementação, muita água ainda vai rolar.

O Maranhão se informa aqui – Balsas inaugura reforma e ampliação dos postos de saúde dos bairros São Félix e Trizidela

O IPVA será cobrado para embarcações e aeronaves, como jatinhos, iates, veículos aquáticos e lanchas, que atualmente são isentos de pagamento. #OMaranhaoSeInformaAqui

Com informações do G1 Economia

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo