AgronegócioDestaquesPolítica

Márcio Honaiser participa da inauguração do novo corredor de integração do Arco Norte

O setor produtivo no Maranhão acaba de atingir mais um marco importante, com o transporte das primeiras 100 mil toneladas de fertilizantes através do Novo Corredor Ferroviário do Arco Norte, no Porto do Itaqui.

O deputado federal Márcio Honaiser (PDT), participou da solenidade representando os produtores rurais do sul do Maranhão. A solenidade contou com a presença do ministro do Ministério de Portos e Aeroportos, Márcio França, do governador Carlos Brandão, autoridades políticas e empresariado do setor agro.

“Os grãos que vêm para cá, saem fertilizantes e chegam para os estados do Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul, impulsionando a produção em todo o Arco Norte. Parabéns ao Porto do Itaqui, EMAP e aos parceiros da VLI e da COPI, responsáveis pela logística e por tornar esta operação possível. A iniciativa tem capacidade inicial de transportar 1,5 milhão de toneladas de grãos por ano, suprindo uma grande demanda e trazendo mais desenvolvimento para o nosso estado”, destacou Honaiser.

O empresário José Antônio Gorgen, disse que a integração de fertilizantes e grãos é essencial, pois não se produz grãos sem fertilizantes. A ida do fertilizante para o interior do país e a volta de grãos, melhora a logística diminui os fretes e sobra mais dinheiro no Brasil para reinvestir na própria agricultura.

A integração do país e o aquecimento da economia estão entre as prioridades do novo Governo Federal e o Novo Corredor do Arco Norte, no Porto do Itaqui, em São Luís (MA) dará mais impulso para essa meta. A afirmação é do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

O novo corredor deverá suprir, de maneira eficaz e sustentável, a demanda crescente por importação de fertilizantes dos produtores agrícolas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Piauí, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal.

Na operação, a mercadoria que chega ao Porto do Itaqui é transportada por ferrovia até um armazém no Tocantins e, de lá, segue por rodovia até os produtores.

No fluxo inverso, o novo corredor será utilizado para transportar as safras desses produtores até o Porto do Itaqui, contribuindo para o aumento das exportações brasileiras a partir do Maranhão.

O Maranhão se informa aqui – Corredor Ferroviário Arco Norte celebra transporte das primeiras 100 mil toneladas de fertilizantes

O novo corredor suprirá, a demanda por importação de fertilizantes dos produtores do Mato G. do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Piauí, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo