DestaquesPolítica

Aprovado parecer de Márcio Honaiser a projeto que prevê exame fetal para diagnosticar síndrome de Down

deputado Márcio Honaiser (PDT-MA) apresentou parecer favorável e a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou, nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei 438/23, que dispõe sobre o diagnóstico precoce e atendimento multiprofissional para com síndrome de Down (T21).

A Síndrome de Down é uma alteração genética ocorrida durante a divisão celular na gestação onde, em vez de possuírem dois cromossomos no par 21, possuem três. Dessa forma, realizar o exame de ultrassom morfológico fetal, e outros, é primordial para verificar a condição genética e aplicar o tratamento qualificado para assegurar a qualidade de vida da pessoa, caso seja diagnosticado a síndrome.

“Conforme bem justifica o autor deste Projeto de Lei, a importância do diagnóstico nos primeiros dias de vida do bebê e a possibilidade de se iniciar o tratamento adequado são fundamentais para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança”, justificou Honaiser.

O Maranhão se informa aqui – Secretaria de Saúde alerta para estoques de sangue em situação crítica no Hemonúcleo de Balsas

A importância do diagnóstico nos primeiros dias de vida do bebê e a possibilidade de se iniciar o tratamento adequado são fundamentais para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. #OMaranhaoSeInformaAqui

Ascom Lid./PDT

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo