DestaquesEducaçãoManchetePolítica

Caminhada marca o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual infantil em Balsas

A Prefeitura Municipal de Balsas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou uma caminhada em comemoração ao Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no centro de Balsas.

Participaram da caminhada, autoridades municipais, estudantes da rede municipal de ensino, equipes do CRAS e do CREAS, alunos da Escola Militar de Balsas, Poder Judiciário, PM, Delegacia da Mulher e o deputado federal Márcio Honaiser, que destacou o 18 de Maio, como dia de chamar a atenção da sociedade ao combate ao abuso e exploração sexual infantil, mal que muitas vezes acontece dentro das próprias casas.

“Aqui em Balsa tive oportunidade de contribuir com a construção do prédio do CREAS e aquisição de um veículo para o órgão. Como pai e como deputado, conheço a importância de ações efetivas que protejam os nossos pequenos da violência. Participei da caminhada que alertou para a importância da denúncia como ferramenta principal de proteção aos nossos jovens. Parabéns a todos que se uniram em prol desta causa tão importante! Faça sua parte, para denunciar situações de violência envolvendo crianças e adolescentes, disque 100, finalizou Honaiser.

Sobre o Maio Laranja

A partir de 2000 pela Lei Federal 9.970/2000, o 18 de maio foi instituído como dia de luta, conscientização e mobilização no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e jovens. Além disso, durante todo o mês, a campanha Maio Laranja marca ações efetivas na prevenção e enfrentamento, dando corpo a esse importante movimento.

Mais do que nunca precisamos falar disso: o número de denúncias de estupros, abusos e exploração sexual contra menores cresceu 48% nos quatro primeiros meses deste ano, de acordo com Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a abril de 2023 foram 9.500 denúncias de crimes do tipo, contra 6.400 no primeiro quadrimestre do ano passado.

Suspeitas de abuso sexual contra crianças e adolescentes podem ser denunciadas por qualquer pessoa para as autoridades competentes através do Disque Direitos Humanos (100) ou procurar um Conselho Tutelar mais próximo.

O Maranhão se informa aqui – Família Honaiser recebe Comenda Pioneiros do Agro no sul do Maranhão 

Suspeitas de abuso sexual contra crianças e adolescentes podem ser denunciadas por qualquer pessoa através do Disque Direitos Humanos (100) ou no Conselho Tutelar mais próximo. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo