DestaquesMancheteVídeos

Rede de Proteção da Criança e Adolescente de Balsas discute segurança nas escolas

Órgãos que compõem a Rede de Proteção da Criança e Adolescente de Balsas reuniram-se na última semana, no Salão do Júri do Fórum de Balsas. Na pauta do encontro, a busca por soluções na questão da segurança nas escolas, no sentido de adotar medidas com o objetivo de prevenir futuros incidentes, bem como aprimorar a atuação em benefício dos menores da cidade de Balsas. O juiz titular da 5ª Vara de Balsas, Alexandre Sabino, foi o representante do Poder Judiciário no encontro. A Rede de Proteção conta, ainda, com o Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Prefeitura Municipal, Polícia Militar, CRAS, CREAS, Casa Abrigo e Conselho Tutelar.

Na reunião estiveram presentes representantes dos poderes Executivo Municipal, através do Prefeito Erick Augusto, Legislativo Municipal, Legislativo Estadual, através da Deputada Viviane Coelho, além da Defensoria Estadual Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, diretores de escolas públicas e particulares, professores, Sindicatos dos Professores, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e diversas outras instituições interessadas na busca por soluções visando à proteção de crianças e adolescentes.

“Foi uma reunião bastante produtiva, com importantes ideias apresentadas e que serão aprimoradas. É um processo em construção. Tratamos da questão da violência nas escolas, a questão da mendicância nas ruas da cidade. Falamos ainda sobre o fluxo de crianças e adolescentes no período noturno, desacompanhadas de pais ou responsável. Na pauta, a busca de soluções e alternativas que não gerem custos para o Estado. Acreditamos que foi bastante proveitosa a reunião”, declarou Alexandre Sabino.

O QUE É A REDE E COMO ATUA

A Rede de Proteção é o conjunto de entidades, profissionais e instituições que atuam para garantir apoio e resguardar os direitos de crianças e adolescentes. Destacam-se nesse grupo os representantes do poder público e da sociedade civil, como conselheiros tutelares, promotores e juízes das Varas da Infância e Juventude, defensores públicos, conselheiros de direitos da criança e adolescente.

Também integram a rede educadores sociais, profissionais que trabalham em entidades sociais, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), policiais das delegacias especializadas, integrantes de entidades de defesa dos direitos humanos da criança e adolescente, entre outros.

A Rede de Proteção envolve a ação de várias instituições/áreas governamentais ou não, que buscam atuar em questões sociais de extrema complexidade, definindo estratégias para a prevenção, atendimento e fomento de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de risco.

O Maranhão se informa aqui – Comissão organizadora reúne participantes da Copa União Vereador Moisés Coelho

Na reunião, representantes do Executivo Municipal, Legislativo Municipal, Defensoria Pública, Polícia Civil, PM, diretores de escolas, professores, Sindicatos, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e outras instituições. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Assessoria de Comunicação da Corregedoria Geral da Justiça

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo