A criação de uma nova universidade federal no Maranhão foi tema da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Imperatriz, na manhã da quinta-feira (27). A atividade foi proposta pelo vereador Carlos Hermes (PCdoB), por meio da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com o objetivo de promover o debate sobre o projeto de criação de uma instituição federal de ensino superior que atenda as necessidades específicas das regiões sul e sudoeste do estado.
A audiência foi marcada pela participação de um número significativo de docentes, técnicos, discentes e terceirizados do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), destacando-se a presença do diretor do CCIm, Prof. Leonardo Hunaldo dos Santos, da docente do curso de Pedagogia Profa. Karla Bianca e dos representantes dos Centros Acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Direito, Medicina, Pedagogia, Ciências Humanas, Ciências Naturais, Engenharia de Alimentos e Jornalismo, respectivamente os discentes Helen Yleria, Agata da Silva, João Penha, João Miguel, Wendy Emily, Eduardo Guilherme, Junior Cesar e Venilson Sousa.
Em sua fala, o Prof. Leonardo Hunaldo, diretor do CCIm, destacou os benefícios da criação de uma nova instituição de ensino superior na região. “Uma nova universidade traria múltiplas melhorias para a região, ampliaria o acesso a graduação e pós graduação, formando cidadãos e profissionais. Traz também desenvolvimento econômico social, gerando empregos diretos e indiretos promovendo a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade por meios de serviços de saúde, cultura, esporte e lazer como bem vem fazendo a nossa UEMASUL aqui na região”, declarou.
Nas mais de duas horas de audiência pública, diversas autoridades destacaram em seus discursos a necessidade de uma nova universidade federal no estado, como a Profa. Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e o Prof. Aluísio Júnior, diretor do Centro de Ciências de Grajaú da UFMA. “As demandas do sul do Maranhão são diferentes do restante do estado, o estado é muito grande, precisamos aumentar o número de cursos de licenciatura, para que a gente possa melhorar o IDH aqui do sul do Maranhão e, além disso, melhorar a nossa gestão”, destacou o professor.
Autoridades políticas também participaram da audiência por videoconferência online, como os Deputados Federais Márcio Jerry (PCdoB), líder da bancada maranhense na Câmara Federal e o Deputado Federal Márcio Honaiser (PDT) que reafirmaram seu compromisso com o projeto. A Senadora Eliziane Gama (Cidadania) que também participou virtualmente da audiência reforçou em sua fala que o projeto da nova instituição já está nas mãos do Ministro da Educação, Camilo Santana. O Deputado Federal Josivaldo JP (PSD) esteve presente na Câmara Municipal de Imperatriz e garantiu apoio ao projeto.
O reitor da UFMA Prof. Natalino Salgado foi representado na audiência pelo Prof. Marco Gehlen, que reiterou em seu discurso o processo histórico de luta pela criação da nova universidade. “Nas últimas décadas, muitos projetos políticos buscaram defender a criação de uma nova universidade na nossa região. Recentemente, no entanto, conseguimos mais um gesto de relevante apoio da atual gestão da UFMA. No dia 24 de setembro de 2020, o Conselho Universitário (CONSUN), da UFMA, aprovou uma Moção de Apoio à criação de uma nova universidade federal no Maranhão”, relembrou.
A proposta prevê a criação da nova universidade federal do sul e sudoeste do Maranhão a partir do desmembramento da sede da UFMA, em São Luís. Unificará as estruturas da UFMA existentes nas cidades de Imperatriz, Grajaú e Balsas, que já dispõe de uma estrutura que engloba aproximadamente: 5.512 alunos, 255 professores e 101 técnicos administrativos, distribuídos em 15 cursos de graduação, 05 mestrados e 01 doutorado.
Para o Prof. Marcos Fábio, vice-reitor da UFMA e um dos pioneiros do projeto da nova universidade federal, atualmente o cenário é muito favorável para o projeto. “Nós temos o apoio da Universidade Federal do Maranhão, nós temos o apoio da bancada maranhense e nos reunimos as condições estruturais e conjunturais para sermos uma universidade”, afirmou o vice-reitor.
O desejo de uma nova universidade federal para o sul e sudoeste do Maranhão é um sonho antigo da comunidade acadêmica de Imperatriz e a possibilidade de concretização desse projeto gera expectativas positivas. Isabela Mendes Costa Campos, assistente social do CCIm, comentou sobre a relevância do projeto. “Foi satisfatório participar da audiência pública e perceber a viabilidade da criação da nova universidade federal aqui na região sudoeste do Maranhão. O seu impacto social terá um alcance significativo. Além disso, entendemos que a autonomia administrativa é benéfica para o melhor desenvolvimento do trabalho. Enquanto membro do corpo técnico da universidade, espero maior valorização da nossa categoria” destacou a servidora.
O Maranhão se informa aqui – São Domingos do Azeitão recebe caminhão e trator para apoio à agricultura familiar
Deputado Márcio Honaiser (PDT) participou da audiência, onde reafirmou compromisso com o projeto. A porposta Unificará as estruturas da UFMA de Imperatriz, Grajaú e Balsas, com cerca de: 5.512 alunos, 255 professores e 101 técnicos administrativos, 15 cursos de graduação, 05 mestrados e 01 doutorado. #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: Departamento de Comunicação da UFMA