Relatório divulgado nesta terça-feira (25) pela Coordenadoria de Planejamento e Inovação da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), aponta melhoria de 136% no índice geral de produtividade da Vara Única da Comarca de Barão de Grajaú, após realização de plano tático, nos últimos dias 13 e 14 de março. Em pouco mais de 40 dias, a unidade também reduziu de 264 para oito, o número de processos paralisados em Gabinete há mais de 100 dias, com repercussão direta na prestação jurisdicional à população.
O plano tático da Corregedoria objetiva aprimorar a gestão administrativa das unidades judiciais de 1º Grau do Estado, com a redução do acervo processual e alcance de metas nacionais, além da redução do número de ações paralisadas há mais de 100 dias em Secretaria Judicial e Gabinete.
No período de 13 de março a 18 de abril de 2023, a Comarca de Barão de Grajaú realizou 732 atos e 47 audiências. Foram 459 despachos, que representam uma produtividade 173% maior em comparação ao mesmo período de 2022. O número de decisões alcançou 155 atos, que indicam um acréscimo de 93% na produtividade da unidade. O total de sentenças proferidas pelo magistrado também cresceu, passando de 62 para 118, um aumento de 90% na comparação do mesmo período de 2022 e 2023. Segundo dados do relatório extraído do sistema Termojuris, o percentual de processos julgados pela unidade após a realização do plano tático cresceu 104,5%.
A magistrada Tereza Nina, Juíza Coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ, avaliou de forma positiva os dados alcançados pela unidade em tão pouco tempo, lembrou que Barão de Grajaú está inserida no grupo de acompanhamento da CGJ e foi a trigésima unidade atendida com o plano tático na atual gestão – Biênio 2022/2024. “Realizamos um trabalho humanizado de auxílio à unidade, por meio de metodologias de gestão e tecnologia da informação, que resultou em um plano de ação que já se mostra eficaz apresentando inicialmente bons números. A Comarca de Barão de Grajaú está de parabéns”, frisou.
O juiz titular da comarca, David Mourão Guimarães de Morais, comemorou os resultados da unidade no último mês de março. “Depois do apoio e orientação que recebemos da Planejamento da Corregedoria por meio do plano tático, nossa produtividade cresceu, resultado da implementação de rotinas adequadas, conhecimento sobre os sistemas de gerenciamento do 1º Grau, que repercutiram diretamente na motivação de toda equipe de Barão de Grajaú”, avaliou.
Além do magistrado, participaram do plano tático em Barão de Grajaú, a secretária judicial Alda Cely Ferreira; os servidores Marcos Oliveira (técnico judiciário); Raimundo Monteiro (auxiliar judiciário); e Agesilau Martins (analista judiciário); e as servidoras Jayla Ferreira (técnica judiciária); Kamilla Amilanny Eufrásio (auxiliar judiciário) e Carla Ribeiro (técnica judiciária)
O Maranhão se informa aqui – Judiciário entrega títulos de propriedade à população de Feira Nova do Maranhão
Em pouco mais de 40 dias, a unidade também reduziu de 264 para oito, o número de processos paralisados em Gabinete há mais de 100 dias, com repercussão direta na prestação jurisdicional à população. #OMaranhaoSeInformaAqui