Estão abertas as inscrições para o programa de pré-incubação Cocreation Lab Balsas, uma chamada pública via edital de seleção. O programa tem como objetivo transformar projetos na fase de ideação em potenciais negócios inovadores. O edital é resultado de parceria do Sebrae com o Ecossistema Local de Inovação de Balsas e conta com o apoio da Unibalsas e da Prefeitura do município.
O lançamento do edital de seleção aconteceu nesta segunda-feira (10), na Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unibalsas, em um bate-papo que contou com a presença de professores de instituições de ensino básico e superior, coordenadores de cursos, empresários e estudantes interessados em desenvolver projetos voltados para a inovação.
Na oportunidade, o CEO da TXM Methods, empresa responsável pela metodologia do programa Cocreation Lab, Luiz Salomão Ribas Gomez, destacou a relevância desse passo para a cidade de Balsas. “Essa é uma importante iniciativa com a parceria do Sebrae, que apoia os pequenos negócios locais. O melhor é começar do jeito certo com a orientação da metodologia do Cocreation Lab testada em mais de 2 mil projetos”, ressalta o executivo.
Serão selecionadas 20 propostas de produtos, serviços ou processos inovadores com foco nos quatro eixos de atuação do Ecossistema Local de Inovação de Balsas: Cadeia do Agro, do Turismo, Tecnologias para Logística e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Serão aceitas propostas de pessoas físicas residentes em Balsas e região. As inscrições podem ser feitas até 8 de maio de 2023 no link (https://cocreationlab.com.br/editais/).
De olho na oportunidade a acadêmica do curso Direito, Joelma Curcino, vencedora do ideathon realizado na Unibalsas com a proposta de um aplicativo voltado para facilitar a coleta de lixo orgânico e reciclável. A jovem conta como o exercício da inovação tem sido relevante para sua formação e preparação para o mercado de trabalho.
“Eu sempre trabalhei com internet e no ano passado comecei a trabalhar de forma mais profissional com gestão de redes sociais. E trabalhar na internet, no mundo globalizado que temos hoje, é ter ideias, é inovar. Então, para posicionar essa empresa de forma sustentável é importante ter criatividade. Num primeiro momento, parece que não tem nada a ver, mas a gente une o Direito, a sustentabilidade, a inovação, o empreendedorismo para gerar novas ideias”, relata a estudante.
Para o gerente regional do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza, esse é o passo que faltava para consolidação das várias ações voltadas para inovação incentivadas e apoiadas pelo Sebrae na região, em conjunto com a atuação do Ecossistema Local de Inovação de Balsas.
“Vale destacar a importância desse momento de trazer essa metodologia do Cocreation Lab aqui para Balsas. Nós realizamos, desde o lançamento do Ecossistema Local de Inovação de Balsas, quatro Ideathons e ficava sempre a sensação de que temos ideias boas que poderiam dar o passo seguinte. Agora, esse momento chegou e vamos colocar à prova a capacidade dessas ideias se viabilizarem como negócio”, enfatiza o gerente.
Sobre o programa
O programa Cocreation Lab é a maior pré-incubadora de ideias do Brasil e oferece aos selecionados uma metodologia que utiliza serviços de consultoria técnica e mercadológica, mentorias, assessorias, cursos e apoio institucional, além de networking e aproximação com entidades financeiras e de investimento.
Durante os cinco meses de pré-incubação, participantes das propostas aprovadas poderão utilizar a ambientação de um espaço híbrido colaborativo, recebendo um conjunto de treinamentos, tutoriais, assessorias e serviços, com intuito de desenvolver a dinamizar a Economia de Balsas e Região por meio do empreendedorismo, da inovação e da criatividade.
O Maranhão se informa aqui – Campanha de vacinação contra Influenza busca imunizar 2,4 milhões de pessoas no Maranhão
Com parceria do Sebrae e Ecossistema Local de Inovação de Balsas e apoio da Unibalsas, Prefeitura Municipal, o edital vai selecionar 20 ideias para participar do Cocreation Lab Balsas. As inscrições vão até 8 de maio de 2023. #OMaranhaoSeInformaAqui