A Câmara Municipal de Balsas, prestou uma homenagem especial a instituições que trabalham com portadores de Transtorno do Espectro Autista – TEA, em sessão realizada na manhã desta segunda-feira (03), para marcar o Dia Municipal de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.
O vereador Coronel Medeiros (Patriota), foi o autor da Moção nº 13/2023 – Registra voto de aplausos e reconhecimento, aos profissionais e clínicas que trabalham com pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) e também apresentou uma proposição para a criação de Centro de Especialidades para Tratamento do Autismo em Balsas. Ambas as proposições aprovadas por unanimidade.
“No domingo houve um ato na Avenida Litorânea, para reconhecer e apoiar as famílias e mães de crianças, adolescentes e jovens portadores do autismo, que é uma preocupação de toda a sociedade e um problema de saúde pulica. A criação do Centro de Especialidades tem objetivo de ser um local de apoio, a família, às mães e as crianças portadoras do TEA”, ressaltou Medeiros.
Em Balsas atualmente existem 13 instituições trabalham com portadores do TEA. A comenda da homenagem foi entregue ao Instituto Balsense de Desenvolvimento Infantil (IBADI), Instituto Estimular, Clinica Consult, Associação dos Pais e Amigos da Pessoa com Autismo, APAE e Centro Especializado em Reabilitação – CER.
A Dra. Benilde Miranda, terapeuta e especialista em autismo, em seu discurso na tribuna, destacou que a Moção oferecida pela câmara, não é apenas uma bela homenagem, mas um impulso para causa do autismo no município de Balsas.
“Causa essa que merece, total prioridade e respeito comprometimento das autoridades. O autismo é um transtorno considerado pela ONU, como uma questão de saúde pública mundial, diante de um agravamento que afeta uma a cada 36 pessoas que nascem; porém no município de Balsas, não temos nenhuma mensuração, nem um dado de quantas pessoas com autismo existem no município”, destacou.
A representante da Associação dos Pais e Amigos da Pessoa com Autismo, Andreia Trindade, lembrou que a criança com autismo que não recebe acompanhamento correto na primeira infância, se tornará jovens e futuramente adultos com muita dificuldade quando faltar os pais que cuidam dessa pessoa. Ativista também pediu a implantação da casa do autista em Balsas, para fazer o acompanhamento de crianças e adolescentes e até adultos que estejam dentro do espectro autista; acompanhamento para as mães, pois cuidar do cuidador para que tenha elhores condições de cuidar das crianças e adolescentes além de cursos profissionalizantes para as mães para os adolescentes que já estão aptos a entrar no mercado de trabalho.
A cidade de Balsas conta com o Centro Especializado de Reabilitação – CER e a APAE, que são instituições que atendem gratuitamente a portadores do Transtorno de Espectro Autista, mas não tem capacidade de atender todas as crianças que são diagnosticadas. Existe urgência em se ter soluções para atender a demanda que só aumenta, pois até os 7 anos é a idade limite para que a criança comece a receber os primeiros acompanhamentos.
O Maranhão se informa aqui – Câmara de Balsas aprova PL que abre crédito consignado para servidores municipais
Em Balsas, 13 instituições atendem portadores do TEA. A comenda foi entregue ao IBADI, Instituto Estimular, Instituto Clinus, Associação dos Pais e Amigos da Pessoa com Autismo, APAE e Centro Especializado em Reabilitação – CER. #OMaranhaoSeInformaAqui
OBS: Matéria corrigida às 21:18 hs de 03 de abril de 2023.