Principal centro urbano promotor do desenvolvimento econômico e territorial da região Sul do estado, Balsas tem em seu território e nos municípios circunvizinhos belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego, tendo como pano de fundo a Chapada das Mesas. Para tratar sobre a questão do turismo com o trade da região, a Prefeitura de Balsas promoveu, na última semana, o I Fórum de Turismo do município.
Com apoio de parceiros institucionais como o Sebrae, a prefeitura reuniu cerca de 100 integrantes do trade do território e convidados numa programação que contou com apresentação de ações já realizadas a favor do desenvolvimento turístico de Balsas, assim como investimentos e esforços da administração municipal e a construção de novas propostas para o crescimento do setor.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Balsas, Adriano Tito, recebeu os convidados e conduziu o evento, ressaltando, ainda, a importância dos parceiros nas ações.
“O Sebrae, por exemplo, é um parceiro de todas as horas e sempre está conosco quando o assunto é empreendedorismo e desenvolvimento das potencialidades locais. É um privilégio ter essa instituição com tanta credibilidade, contribuindo com o município com sua expertise, capacidade e dedicação de toda a sua equipe técnica”, frisou o secretário, destacando, também, a presença do superintendente estadual do Turismo para Polo Chapada das Mesas, Beto Kelner e Sandra Miranda, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão.
O gerente regional do Sebrae, Diógenes Souza, destacou a grandeza de Balsas no desenvolvimento econômico territorial e estadual, pontuando as contribuições do Sebrae para com o município, como o programa LIDER Cerrado Sul Maranhense, a construção e desenvolvimento do Ecossistema de Inovação local e o programa Cidade Empreendedora – onde Balsas já está no segundo ciclo.
“O grande papel do Sebrae é estar conectado a tudo que existe para promover o desenvolvimento local, alinhado com as expectativas e anseios de quem o promove na região. Se estamos falando sobre Cerrado Sul Maranhense e Chapada das Mesas, teremos que tratar, obrigatoriamente, do turismo. E nossa missão é integrar visão, expectativas como um todo, só assim poderemos crescer ainda mais”, finalizou o gerente.
O Maranhão se informa aqui – Sedes realiza reuniões de apoio técnico do censo SUAS, Barra do Corda, Caxias e Balsas
Além de empreendedores do turismo de Balsas, participaram também empreendedores dos municípios de Carolina, Riachão, Fortaleza dos Nogueiras, Alto Parnaíba e Tasso Fragoso. #OMaranhaoSeInformaAqui