AgronegócioColunasDestaques

InpEV comemora Dia Nacional do Campo Limpo com homenagens na Câmara de Balsas

Na próxima segunda-feira, 15 de agosto, o inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – realizará na Câmara Municipal de Balsas uma cerimônia especial em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo, 18 de agosto. No dia, além de uma apresentação sobre o programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas (Sistema Campo Limpo), serão homenageados autoridades, produtores e revendedores pelo apoio às atividades da entidade na região.

A solenidade celebrará a volta das atividades presenciais do Dia Nacional do Campo Limpo após dois anos de pandemia e os oito meses de inauguração da central de Balsas, responsável por receber as embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas das empresas associadas ao inpEV, conforme estabelece a Lei Federal nº 802/1989 (alterada pela Lei nº 9.974/2000 e regulamentada em 2002 por seu Decreto Federal nº 4.074)

Harthimes Gomes, Coordenador Regional de Operações do inpEV, ressalta que a central, que atende agricultores do norte do Tocantins e do sul do Maranhão e Piauí, recebeu cerca de 300 toneladas de embalagens vazias de defensivos até julho. “A região tem forte vocação agrícola e um grande potencial de devolução: 900 toneladas/ano”.

As homenagens na Câmara de Balsas fazem parte do calendário de atividades da 18ª Edição do Dia Nacional do Campo Limpo ao redor do país, com a participação de agricultores, indústria, revendedores e poder público para comemorar as 680 mil toneladas de embalagens vazias destinadas de forma ambientalmente correta desde 2002.

Com o tema ‘Comemorando juntos as conquistas de todos’, mais de 100 cidades de 19 estados realizarão ações no mês de agosto. O destaque do ano é o DNCL Sustentabilidade, que mobiliza a comunidade e os participantes da cadeia agrícola para a arrecadação e plantio de mudas de árvores. A expectativa é conseguir pelo menos 15 mil no total. A Central do inpEV em Balsas, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do município, fez a arrecadação de cerca de 100 mudas, que em breve serão plantadas em escolas.

As solenidades oficiais da 18ª edição acontecerão simultaneamente em 11 cidades brasileiras. Em duas delas, São Paulo (SP) e Rio Verde (GO), haverá transmissão ao vivo pelo canal do inpEV no YouTube e pelo programa Dia Dia Rural, do Canal Terra Viva, no dia 18/08, às 11h.

Na capital paulista, a solenidade será no Congresso da Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, que representa cerca de 2 mil distribuidores de insumos agropecuários do país. Na central de Rio Verde, haverá a presença de autoridades, agricultores, revendedores, representantes de entidades, entre outros convidados.

Durante a semana, será possível acompanhar as atividades nas redes sociais do inpEV, incluindo homenagem a agricultores e divulgação de um esquete teatral gravado e disponibilizado no YouTube do inpEV, direcionado a alunos do Ensino Fundamental.

O Maranhão se informa aqui – Sistema Campo Limpo e a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas 

Cerimônia faz parte do calendário de celebrações que acontecerão em mais de 100 municípios de 19 estados; unidades realizarão atividades de arrecadação de mudas de árvores, conscientização ambiental e solenidades. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo