Sistema Campo Limpo e a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas
O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas responsabilidades definidas por legislação específica.
O Sistema conta com mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.
Fundado em 2002, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal de Agrotóxicos nº 7.802 e seu decreto regulamentador 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por 140 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, distribuidores e agricultores.
Unidades de Recebimento
No Brasil, existem mais de 400 unidades fixas de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas: 99 centrais e 312 postos. Todas as centrais contam com o Agendamento Eletrônico de Devolução.
Recebimento Itinerante
Constantemente, o inpEV realiza Recebimentos Itinerantes pelo Brasil para facilitar a devolução das embalagens vazias de defensivos pelos agricultores localizados em regiões remotas. Em média, têm sido realizados cerca de 4 mil eventos por ano.
Referência mundial
Hoje, após 20 anos do início de sua operação, o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas é referência mundial não apenas para o setor agrícola, mas para todas as demais indústrias.
A destinação ambientalmente correta de 650 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos, em duas décadas, prova o sucesso. Isso representa 94% das embalagens plásticas primárias colocadas no mercado. Deste total, 93% são enviadas para reciclagem e apenas 7% para incineração. Para alcançar esse patamar, possui 10 recicladoras parceiras e 4 incineradoras.
Além de destinar corretamente s embalagens vazias de defensivos agrícolas, o Sistema Campo Limpo conta com 200 unidades licenciadas e preparadas especialmente para atender os produtores que possuem recipientes com sobras de produtos. Desde 2015, 400 toneladas de sobras de defensivos tiveram o destino correto.
Embalagens destinadas corretamente em 2021
Em 2021, foram destinadas corretamente 53,6 mil toneladas de embalagens vazias, superando a meta inicialmente projetada para o período (53 mil toneladas). Este resultado é 7% maior do que o alcançado em 2020.
Com o investimento contínuo em tecnologia e inovação, o Sistema segue avançando para alcançar o reaproveitamento máximo das embalagens vazias.
O Sistema Campo Limpo e a Sustentabilidade
Ao prolongar o ciclo de vida de materiais como o plástico, reduzir a extração de recursos naturais de origem fóssil e impedir que as embalagens vazias sejam destinadas de forma inadequada (queimadas ou enterradas), o Sistema Campo Limpo desempenha um papel fundamental na sustentabilidade do agronegócio brasileiro.
Dia Nacional do Campo Limpo
O Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde então, mais de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações.
A celebração da data é realizada pelas unidades de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindiveg), organizações públicas (governos municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.
O Maranhão se informa aqui – Semana do Campo Limpo é instituída no município de Balsas
O programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas é referência mundial para o setor agrícola e todas as demais indústrias. #OMaranhaoSeInformaAqui
Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.