DestaquesPolítica

Observatório lança boletim sobre o perfil do visitante na Chapada das Mesas

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) divulgou, nesta sexta-feira (10), o primeiro boletim sobre o perfil do Visitante da Chapada das Mesas. Esse documento possui o objetivo de apresentar os dados do Passaporte da Chapada e se referem aos cadastros realizados entre os anos de 2020 e 2022. As pesquisas realizadas apresentaram resultados e informações relacionadas ao perfil dos visitantes no polo turístico.

O mapeamento irá possibilitar um maior direcionamento de esforços ao polo que precisa ter o registro de seus visitantes. O passaporte está sendo distribuído de graça no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Aeroporto de Imperatriz.

O secretário estadual de Turismo, Paulo Matos, destacou a importância dos dados para o fortalecimento do controle e ações destinadas ao polo. “Temos agora um diagnóstico completo do visitante que chega e qual atividade que ele vai realizar, dessa forma podemos nos preparar e assim atender melhor esses visitantes”, frisou o secretário.

As pesquisas registram que entre os cincos principais estados de onde vêm os turistas, 83% são do Maranhão, mostrando como o turismo interno está crescendo. As outras posições ficaram com São Paulo (2,31%), Rio de Janeiro (2,06%), Pará (1,94%) e Tocantins (1,73%). Também revelou que 58% dos visitantes são mulheres e 42% são homens.

A coordenadora do Observatório do Turismo no Maranhão, Letícia Cynara, destacou a importância e o objetivo da pesquisa como fator essencial para traçar estratégias de gestão que auxiliem o setor. “Converso muito com o superintendente do polo, Beto Kelner, sobre a necessidade de mais informações dos visitantes. Mesmo com poucas informações, elas já são cruciais e é nosso ponto de partida. Ainda virão muitos outros, com mais informações e mais dados, para construção de políticas assertivas”, destacou a coordenadora.

Para acessar o documento e outras pesquisas, acesse no link: https://observatorio.turismo.ma.gov.br/files/2022/06/Perfil-dos-Visitantes-da-Chapada-Passaporte-Chapada.pdf

O Maranhão se informa aqui – “Projeto Alvorada é exemplo de trabalho pela cidadania das nossas crianças e jovens”, afirma deputado Márcio Honaiser em visita

Esse documento possui o objetivo de apresentar os dados do Passaporte da Chapada e se referem aos cadastros realizados entre os anos de 2020 e 2022. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo