DestaquesVídeos

Maranhão inicia aplicação da 3ª dose contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos

O Maranhão começou, nesta segunda-feira (30), a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos com a terceira dose contra a Covid-19. O avanço da vacinação para este público foi recomendado pelo Ministério da Saúde através de nota técnica enviada aos estados. No Maranhão, aproximadamente 477.451 adolescentes estão aptos para tomar a terceira dose da vacina contra a doença.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, incentiva a continuidade da vacinação e destaca a importância da dose de reforço. “É com a vacina que estamos controlando a pandemia no estado. Por isso, é extremamente importante que a população continue vacinando contra a doença à medida em que as doses de reforço forem sendo disponibilizadas”, ressalta o secretário.

A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Se houver indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser usada. Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas.

A vacinação contra a Covid-19 está disponível nos postos municipais e, para ampliar a cobertura vacinal, o Estado disponibiliza quatro pontos na capital, no IEMA Rio Anil (antigo Cintra) e nas policlínicas Cidade Operária e Vinhais.

No IEMA Rio Anil, ponto que funciona há pouco mais de um ano, o Governo do Estado já aplicou aproximadamente 55 mil doses contra a Covid-19. “Estamos vacinando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h. Por ser um ponto estratégico, esperamos receber muitos adolescentes para tomar o reforço da vacina e, assim, seguir ampliando a cobertura vacinal contra a doença”, conta a coordenadora do Posto de Vacinação do IEMA, Anne Catarine de Moraes.

Também está disponível no Maranhão a 4ª dose da vacina para pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Para a vacinação é necessária a apresentação de documento pessoal que pode ser um RG ou certidão de nascimento e a carteira de vacinação.

O Maranhão se informa aqui – Contaminação com vírus “varíola do macaco” preocupa saúde do Maranhão

O avanço da vacinação para este público foi recomendado pelo Ministério da Saúde através de nota técnica enviada aos estados. No Maranhão, aproximadamente 477.451 adolescentes estão aptos para tomar a terceira dose da vacina contra a doença. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo