DestaquesPolicial

Maranhão: 8 mil denúncias foram registradas de violência contra crianças e adolescentes

Nos primeiros 40 dias de 2022, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) realizou 10 prisões em flagrante e 18 prisões preventivas de pessoas suspeitas de estupro de vulnerável na Região Metropolitana de São Luís. 12 crianças e adolescentes foram vítimas desse crime, em 2022, que em geral acontece no âmbito familiar, de acordo com a Polícia Civil do Maranhão.

Em 2021, foram registrados 131 casos de estupro de vulnerável na Região Metropolitana de São Luís. Infelizmente, a prática desses crimes é uma constante em todo o Brasil e são só alguns dos inúmeros casos que acontecem ao redor do mundo.

Campanha de combate a violência sexual infantil

Nes­te mês de maio, en­tes pú­bli­cos mu­ni­ci­pais, es­ta­du­ais e mu­ni­ci­pais, en­ti­da­des e or­ga­ni­za­ções que fa­zem par­te da re­de de en­fren­ta­men­to con­tra a vi­o­lên­cia de cri­an­ças e ado­les­cen­tes, en­cam­pam um mo­vi­men­to que faz alu­são ao Dia Na­ci­o­nal de com­ba­te ao abu­so e ex­plo­ra­ção se­xu­al con­tra cri­an­ças e ado­les­cen­tes, no 18 de maio. É o Maio La­ran­ja.

O Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Ma­ra­nhão, ini­ci­ou a cam­pa­nha de sen­si­bi­li­za­ção e mo­bi­li­za­ção no com­ba­te a vi­o­lên­cia se­xu­al in­fan­til que es­te ano tem o te­ma “Eu es­tou aten­to aos si­nais”.

A cam­pa­nha de 2022 é or­ga­ni­za­da pe­la Co­or­de­na­do­ria da In­fân­cia e Ju­ven­tu­de (CIJ), em par­ce­ria com o Fun­do das Na­ções Uni­das pa­ra a In­fân­cia (UNI­CEF), pa­ra aler­tar aos si­nais que po­dem ser in­dí­ci­os de abu­so e vi­o­lên­cia se­xu­al con­tra cri­an­ças e ado­les­cen­tes.

De acordo com os da­dos da Ou­vi­do­ria Na­ci­o­nal de Di­rei­tos Hu­ma­nos (ONDH), de ju­lho de 2020 a de­zem­bro de 2021, fo­ram re­ce­bi­das 121.700 de­nún­ci­as de vi­o­la­ções de di­rei­tos hu­ma­nos que en­vol­vem ví­ti­mas en­tre 0 e 19 anos. No Ma­ra­nhão, con­for­me da­dos do Dis­que 100, fo­ram 29.632 vi­o­la­ções de di­rei­tos, 8.355 de­nún­ci­as, e 2.892 de­nún­ci­as de ca­sos de vi­o­lên­cia con­tra cri­an­ça e ado­les­cen­te.

Cam­pa­nha tam­bém nas es­tra­das

A Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Fe­de­ral (Su­pe­rin­ten­dên­cia Ma­ra­nhão), tam­bém es­tá em cam­pa­nha de com­ba­te à ex­plo­ra­ção se­xu­al de cri­an­ças e ado­les­cen­tes, in­te­gra­da com a Po­lí­cia Mi­li­tar do Ma­ra­nhão, na re­gião me­tro­po­li­ta­na de São Luís, com o ob­je­ti­vo de coi­bir a ex­plo­ra­ção se­xu­al in­fan­to-ju­ve­nil em pon­tos vul­ne­rá­veis no Ma­ra­nhão.

A ope­ra­ção tam­bém acon­te­ce­rá em San­ta Inês, Ca­xi­as, Im­pe­ra­triz e Bal­sas ao lon­go do mês de maio.

Den­tre as di­ver­sas mo­da­li­da­des de­li­tu­o­sas com­ba­ti­das pe­la PRF, a ex­plo­ra­ção se­xu­al de cri­an­ças e ado­les­cen­tes fi­gu­ra no rol das mais im­por­tan­tes de­vi­do à vul­ne­ra­bi­li­da­de das ví­ti­mas, prin­ci­pal­men­te em am­bi­en­te er­mo de pos­tos de com­bus­tí­veis, es­ta­be­le­ci­men­tos co­mer­ci­ais e re­si­dên­ci­as às mar­gens das ro­do­vi­as e es­tra­das fe­de­rais, lo­cais que fa­vo­re­cem a prá­ti­ca des­se de­li­to.

Sai­ba mais

O Dia Na­ci­o­nal de Com­ba­te ao Abu­so e Ex­plo­ra­ção Se­xu­al de Cri­an­ças e Ado­les­cen­tes é ce­le­bra­do em 18 de maio. A da­ta faz me­mó­ria à me­ni­na ca­pi­xa­ba Ara­ce­li Cres­po, de ape­nas oi­to anos de ida­de. Ela foi se­ques­tra­da, dro­ga­da, es­pan­ca­da, es­tu­pra­da e mor­ta em 1973.

A vi­o­lên­cia se­xu­al de cri­an­ças e ado­les­cen­tes po­de ocor­rer em vá­ri­as ida­des (in­cluin­do be­bês). O abu­so se­xu­al se con­fi­gu­ra quan­do a cri­an­ça é uti­li­za­da por adul­to, ou até um ado­les­cen­te, pa­ra pra­ti­car al­gum ato de na­tu­re­za se­xu­al. Já a ex­plo­ra­ção se­xu­al é quan­do eles são uti­li­za­dos com pro­pó­si­to de tro­ca ou de ob­ter lu­cro fi­nan­cei­ro ou de ou­tra na­tu­re­za em tu­ris­mo se­xu­al, trá­fi­co, por­no­gra­fia, ou tam­bém em re­de de pros­ti­tui­ção.

O Maranhão se informa aqui – Lei obriga instalação de fraldários em shoppings do Maranhão

No Ma­ra­nhão, con­for­me da­dos do Dis­que 100, fo­ram 29.632 vi­o­la­ções de di­rei­tos, 8.355 de­nún­ci­as, e 2.892 de­nún­ci­as de ca­sos de vi­o­lên­cia con­tra cri­an­ça e ado­les­cen­te. #OMaranhaoSeInformaAqui

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo