“Não importa o tamanho do rebanho, tem que vacinar” é lema da Campanha de Vacinação contra aftosa
Começou, neste domingo (1º), a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, no Maranhão. Segundo a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), o objetivo este ano é de imunizar mais de 9 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades.
“É importante os produtores seguirem todos os procedimentos sanitários na hora de imunizar os animais e que se dirijam às casas de revendas de vacina para aquisição do imunizante, nos primeiros dias da etapa da campanha, para evitar contratempo da oferta do produto”, destacou Eugênio Pires, chefe da Unidade Regional da AGED em Balsas e esclareceu como a campanha de vacinação será desenvolvida na regional de Balsas.
CAMPANHA DE VACINAÇÃO TEM PRAZO DE 30 DIAS
De 1º a 31 de maio de 2022 será realizada em todo Maranhão a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. O produtor deve ficar atento para imunizar com segurança e tranquilidade seus animais dentro deste prazo.
QUE ANIMAIS VACINAM NESSA ETAPA
Bovinos e bubalinos de todas as idades vacinam nessa etapa da campanha. Como dizem do “mamando ao caducando” o produtor deve vacinar todos os animais de sua propriedade corroborando com a meta de cobertura vacinal acima de 90% de animais imunizados, conforme preconiza o Ministério da Agricultura.
A COMPROVAÇÃO SERÁ ATÉ DIA 15 DE JUNHO
O produtor maranhense terá tempo hábil para imunizar seus rebanhos e fazer a comprovação. A AGED recomenda que o produtor se antecipe e não deixe para comprovar no final do prazo.
COMO FAZER A COMPROVAÇÃO E O QUE LEVAR
A comprovação será feita no escritório da AGED onde o produtor tem a propriedade cadastrada. O produtor deve comparecer ao escritório portando documentos pessoais, nota fiscal da compra e total de animais vacinados, divididos por faixa etária.
LEMA DA CAMPANHA EM 2022
Deve-se frisar junto ao produtor que a campanha deste ano tem como lema: NÃO IMPORTA O TAMANHO DO REBANHO, TEM QUE VACINAR! Isso demonstra que importante vacinar o animal, mesmo que o produtor tenha apenas um bovino ou um bubalino. Um animal sem imunizar pode colocar em risco um rebanho seja ele pequeno ou grande.
NOSSA EXPECTATIVA
O Maranhão espera vacinar mais de 9 milhões e 700 mil cabeças de gado bovino e bubalino nesta etapa da campanha. A meta é atingir cobertura vacinal de animais e de propriedade acima dos 90% que é o índice recomendado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO
Com a campanha a todo vapor é importante lembrar o produtor de manter o seu cadastro atualizado junto a AGED para que ela possa usufruir da emissão de GTA eletrônica. É importante aproveitar o momento de comprovar a vacina para fazer a atualização do seu cadastro junto à AGED e assim facilitar a emissão desse importante documento sanitário.
O Maranhão se informa aqui – Uso de máscaras em escolas de Imperatriz deixa de ser obrigatório
Conscientizar o produtor que é preciso vacinar mesmo que seja tenha apenas um bovino ou um bubalino. Um animal sem imunizar pode colocar em risco um rebanho seja ele pequeno ou grande. #OMaranhaoSeInformaAqui