Na manhã de hoje, dia 28 de abril, a Polícia Civil deflagrou em Balsas a Operação Deméter, com o propósito de dar cumprimento a mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão tendo como alvos integrantes de uma quadrilha com atuação em roubos, contrabando e falsificação de defensivos agrícolas, na região Sul do Estado e em Estados vizinhos.
As investigações conduzidas pela 11ª Delegacia Regional de Balsas, iniciadas após três furtos de defensivos agrícolas ocorridos nos meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022, levaram à identificação de, pelo menos, sete criminosos responsáveis pelos crimes.
Durante as buscas, a polícia apreendeu centenas de galões de defensivos agrícolas diversos, embalagens vazias e rótulos falsificados, fato que indica no imóvel funcionava uma espécie de laboratório clandestino voltado à falsificação dos defensivos.
Segundo os fiscais da Aged que acompanharam as diligências, os defensivos agrícolas, caso fossem revendidos no mercado, renderiam cerca de 3 milhões de reais aos criminosos.
Foi preso em cumprimento ao mandado de prisão LEONILTON SOUSA DA SILVA, também foi preso, em flagrante delito, pelos crimes de receptação e posse irregular de arma de fogo e munições, JOSÉ LEOMAR SOUSA DA SILVA, conhecido como LÉO DA POUSADA. Outros seis criminosos de Balsas e de outros Estados, também tiveram as prisões decretadas e são considerados foragidos da justiça.
A Operação Démeter faz referência à deusa da mitologia grega da colheita, da fertilidade, da terra cultivada. Foi a reveladora da agricultura para o ser humano e orientou sobre o cultivo do milho e do trigo. Por isso, é também conhecida como deusa da agricultura.
O Maranhão se informa aqui – Conflito de terras no assentamento Gado Bravinho é tratado em reunião no Incra
A Polícia Civil conseguiu identificar 7 pessoas integrantes de uma quadrilha que atuava falsificando, contrabandeando e até suspeitas de roubos de defensivos agrícolas. #OMaranhaoSeInformaAqui