AgronegócioDestaquesManchete

Balsas se destaca na criação de suínos em balanço de desempenho da Pecuária Maranhense

O município de Balsas se destaca na produção agrícola, com uma área de produção consolidada com mais de 600 mil hectares de áreas de plantios, produzindo diversas culturas, como: soja, milho, milheto, sorgo, cana de açúcar, feijão e outros. Nos últimos vem crescendo de forma positiva e registrou o maior efetivo de suínos em sua série histórica.

A informação foi publicada nesta terça-feira (26) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), que tratou acerca do comportamento da produção, criação e comercialização dos produtos que mais se destacaram na pecuária maranhense nos anos de 2019 e 2020.

A presente publicação é divulgada anualmente e tem como objetivo descrever o desempenho dos principais produtos da pecuária maranhense, observando a sua importância para a economia do estado, bem como sua relevância social. Para tanto, avaliam-se o desempenho da produção de origem animal, do efetivo de rebanho e da aquicultura.

A diretora de Estudos e Pesquisas do Imesc, Talita Carvalho, explica que “na produção de origem animal, o destaque foi para o mel maranhense, que registrou 2,47 milhões de quilogramas (kg) produzidos em 2020, sua maior quantidade na série histórica, assinalando um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Há destaque para o município de Santa Luzia do Paruá, que manteve o 1º lugar no ranking estadual e a 7ª colocação entre os maiores produtores de mel do país”.

Com relação aos tipos de rebanhos no estado, o rebanho bubalino maranhense foi o 4º maior do país, em 2020, e o município de Balsas registrou o maior efetivo de suínos em sua série histórica.

No que se refere à aquicultura, o Maranhão foi o 3º maior produtor do Nordeste e o 9º do Brasil. O total do valor de produção gerado nessa atividade foi de R$ 235,34 milhões, em 2020, colaborando assim para um crescimento de 15,4% em comparação com o ano anterior.

Acesse a publicação pelo link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/outras-publicacoes/535

O Maranhão se informa aqui – Agrobalsas: com foco no Agro e Turismo, Sebrae planeja ações de inovação e promoção da conectividade

A informação é do Imesc, autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento, que tratou acerca do comportamento da produção, criação e comercialização dos produtos que mais se destacaram na pecuária maranhense nos anos de 2019 e 2020. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo