Abertura Nacional da colheita da Soja é realizada no sul do Piauí
Abertura Nacional da Colheita da Soja foi realizada nesta quinta-feira (17), pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) na Fazenda Progresso, em Sebastião Leal, no sul do Piauí, e reuniu produtores e especialistas em oleaginosas de todo o país.
É a primeira vez que o Piauí sedia o evento, que coincide com a melhor safra obtida pelo estado nos últimos 20 anos.
Logística, clima, mercado, tecnologia e custos de produção. Todos esses conceitos importantíssimos ao produtor rural, foram debatidos na Abertura Nacional da Colheita da Soja – Safra 21/22. Autoridades estiveram presentes, onde destacamos a presença do Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias e Vice-Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão.
O Maranhão também fechou 2021 com um aumento de 5,6% na colheita de cereais, leguminosas e oleaginosas. Em sua participação durante o evento, o vice-governador Carlos Brandão falou dos novos investimentos no Maranhão e das políticas para o campo.
“Eu acredito na integração entre governo e empresário para gerar emprego e renda. Temos agora um grande investimento para construir um novo porto chinês na região norte do Maranhão, com investimento de R$ 2 bilhões, com a expansão das nossas ferrovias. Além disso, vamos dar continuidade a esse trabalho de regularização fundiária que está sendo feito pelo colegiado de corregedores do Matopiba. Isso vai trazer para o campo paz, segurança política, segurança jurídica e, acima de tudo, emprego e renda, preservando as comunidades tradicionais, os quilombolas, os indígenas. Há espaço para todos na produção rural”, afirmou.
O secretário executivo da Associação de Produtores de Soja e Milho do Maranhão (Aprosoja-MA), Sérgio Delmiro, ressaltou a importância do poder público no desenvolvimento do agronegócio. “É muito importante o Estado estar presente em momentos como esse. A região do Matopiba, inclusive o Maranhão, tem crescido muito na produção de soja. Então, quando o Governo se aproxima desse setor, a gente também consegue levar para o Maranhão todo esse conhecimento e desenvolvimento que o agro pode trazer para o estado”, disse.
O posicionamento de Delmiro foi reforçado pelo governador do Piauí, Wellington Dias, que considerou a importância da região Nordeste – além da região de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) –, que é a que mais cresceu nas duas últimas décadas e tem demonstrado ter condições de dar retorno aos investimentos. “Trago aqui uma mensagem de otimismo: nós acreditamos no Brasil. E dentro do Brasil, nós acreditamos no Nordeste. E dentro do Nordeste, lugar para investir é nesta região, que tem um grande potencial”, enalteceu.
O Maranhão se informa aqui – Agrobalsas reúne expositores para apresentar diretrizes da realização da XVIII edição
Logística, clima, mercado, tecnologia e custos de produção. Todos esses conceitos importantíssimos ao produtor rural, foram debatidos na Abertura Nacional da Colheita da Soja – Safra 21/22. #OMaranhaoSeInformaAqui