O Maranhão recebe, nesta sexta-feira (14), o primeiro lote de vacinas da Covid-19 destinada para crianças. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou, que nesta primeira etapa, serão destinadas ao estado 50 mil doses do imunizante.
A distribuição das doses começa a ser realizada, ainda na sexta-feira, para os quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e a partir do sábado (15), a regional de saúde de Balsas e demais municípios maranhenses receberão o imunizante por via terrestre e aérea.
As primeiras crianças a receberem o imunizante serão as que têm comorbidades e as com deficiência física e neurodiversos, como TDAH, TEA e deficiência intelectual.
Para se vacinar, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis. Além disso, será necessário:
- Certidão de nascimento ou RG
- Laudo médico ou receita médica que comprove a comorbidade
- Cartão de acompanhamento para a comorbidade ou deficiência
- Exames que comprovem a comorbidade
A recomendação é que as crianças que estiverem com sintomas gripais só devem ser vacinas após quatro semanas.
Chegada ao Brasil
O primeiro lote com 1,2 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 para as crianças chegou ao Brasil às 4h38 desta quinta (13) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. As vacinas vieram de Amsterdã, na Holanda.
O material foi levado ao Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, São Paulo, para em seguida, ser distribuído para todo o Brasil. A imunização desse grupo foi autorizada, em 16 de dezembro de 2021, pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No total, a farmacêutica Pfizer, responsável pelo imunizante, vai enviar 4,3 milhões de imunizantes em janeiro para o Brasil.
O Maranhão se informa aqui – Governo mantém portal de inteligência territorial para consulta de produtores agrícolas
As primeiras crianças a receberem o imunizante serão as que têm comorbidades e as com deficiência física e neurodiversos, como TDAH, TEA e deficiência intelectual. #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: G1/MA