O Corpo de Bombeiros alertam para os riscos das enchentes nos rios que cortam a região e aumento no volume de água nas cachoeiras no Polo Turístico da Chapada das Mesas.
As chuvas mais intensas na região elevou o nível do Rio Balsas em mais de 1,5 metros nos últimos dias.
No trecho urbano da cidade de Balsas onde recebe a enxurrada das águas das chuvas que vem dos bairros, e o banho não é recomendado nem para quem sabe nadar, em virtude correntezas fortes e risco de afogamentos.
Além dos rios, as cachoeiras recebem volumes de água muito maior nesse período e durante as chuvas aumentam os riscos de afogamentos quando ocorre o fenômeno conhecido como cabeça d’água que é o aumento repentino da queda d’água que uma vez atingindo banhistas podem causar acidentes graves e até mortes.
Um homem identificado Por Edmilson Dias da Silva, 50 anos, morador de uma chácara a 19 Km da cidade de Balsas, estava desaparecido desde o dia 21.12, e foi encontrado o corpo no último dia 23, nas proximidades do Porto Canãa.
Primeiro foi encontrado a pequena embarcação na qual ele estava pescando e ele era um excelente nadador, mas acabou se afogando.
O alto nível d’agua e as fortes correntezas provavelmente foram as causadoras do afogamento do homem. Os bombeiros não recomendam que as pessoas entrem na água após ingerir bebida alcoólicas, ou depois de uma refeição, a não nadar sozinhos e evitar lugares de correntezas mais fortes.
O Maranhão se informa aqui – Agricultores recuperam rodovias no sul do MA para evitar colapso no escoamento da safra de grãos
O corpo de um homem de 50 anos que estava desaparecido desde o dia 21.12, foi encontrado morto por afogamento nas proximidades do Porto Canãa, no Rio Balsas. #OMaranhaoSeInformaAqui
Com informações do G1/MA e TV Capital