ColunasDestaquesManchete

Em Balsas, Ideathon gerou soluções para segmentos de destaque na economia local.

Depois de Barra do Corda, a cidade de Balsas, recebeu a maratonas de geração de ideias com o objetivo de criar soluções para problemáticas do dia a dia do município e de segmentos de destaque na economia local.

Até o dia 31/10, o Ideathon de Balsas e Região movimentou vários territórios, buscando gerar soluções criativas para alguns problemas nos segmentos de Agronegócios (enfocando os subtemas ‘defensivos agrícolas e meio ambiente’ e ‘sustentabilidade’); Segurança Pública e Saúde Preventiva, abrangendo os subtemas ‘protagonismo do usuário com o autocuidado’, ‘fortalecimento da saúde primária’, ‘educação e saúde’.

O evento faz parte da série de ações do Sebrae embasadas na metodologia Sebraelab e desenvolvida em parceria com a Agência de Inovação e Empreendedorismo da Faculdade de Balsas – a Unibalsas. Durante 56 horas, a maratona possibilitou um saldo na geração de conhecimento e aprendizado, além de incentivar a produção acadêmica com um olhar mercadológico.

Participam da primeira edição do Ideathon no Sul do Maranhão, alunos do terceiro ano do ensino médio e acadêmicos de todas as áreas de formação de Balsas e região, abrangendo os municípios de Alto Parnaíba, Balsas, Benedito Leite, Carolina, Feira Nova, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.

O gerente do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza, ressalta o potencial do evento para fortalecer o ambiente de inovação regional. “O Ideathon de Balsas e região é o primeiro grande evento de inovação e tecnologia do Sebrae, realizado numa parceria com a Unibalsas e com a Lavronorte Máquinas, patrocinadora da premiação, que chega a mais de 10 mil reais. Além de envolver a comunidade acadêmica e estudantes do ensino médio, das redes privada e pública, o evento desperta nos participantes a importância da inovação no desenvolvimento regional, estimulando-os a pensar em soluções focadas na realidade local e que tenham viés mercadológico”, pontua ele.

“Queremos fomentar o empreendedorismo e dinamizar o Ecossistema de Inovação de Balsas fazendo o nosso papel que é aproximar o saber acadêmico das necessidades do mercado, dos desafios do ambiente de negócios, gerando soluções para questões que limitam o desenvolvimento local e regional”, acrescentou o gerente.

Já o gestor da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unibalsas, professor Diego Andrada, frisa que o Ideathon é também uma oportunidade para os acadêmicos expressarem suas ideias, criando projetos que podem se tornar negócios bem sucedidos e inovadores.

“Essa maratona abre oportunidade para os estudantes pensarem em soluções focadas em uma realidade que tem particularidades e muito potencial, e de mostrarem suas ideias, tirá-las do papel, compartilhando-as para ajudar a solucionar problemas reais do nosso município, testando essas ideias junto ao mercado e avaliando sua viabilidade”, destacou o professor Andrada.

Os próximos municípios a receber ação similar são Açailândia e Imperatriz, que realizam um Hackathon para gerar soluções inovadoras nos segmentos de Saúde e Alimentação da região. Podem participar equipes de até cinco componentes, com inscrições abertas até o dia 20 de novembro.

O Maranhão se informa aqui – Feira das Profissões Unibalsas apresenta cursos, instalações e laboratórios ao público

Ideathon Balsas – foto ilustrativa

O Ideathon de Balsas e Região movimentou vários territórios, buscando gerar soluções criativas para alguns problemas nos segmentos de Agronegócios (enfocando os subtemas ‘defensivos agrícolas e meio ambiente’ e ‘sustentabilidade. #OMaranhaoSeInformaAqui

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo