Iniciou, nesta segunda-feira (11), a Semana Mundial da Alimentação em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 deste mês. A ação está sendo promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).
A programação da Semana Mundial da Alimentação, que se estende até 15 de outubro, tem como tema neste ano, definido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). “Nossas ações são o nosso futuro: Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”.
Durante solenidade de abertura, a subsecretária da Sedes, Larissa Abdalla, pontuou que a ação do Governo do Estado em promover debates sobre a Semana Mundial da Alimentação tem como prioridade buscar soluções para o problema da fome, por meio de estratégias que viabilizem alimentação, em quantidade e qualidade para aqueles que mais precisam neste momento de crise econômica.
“Estamos hoje, aqui no evento que marca o início da programação elaborada pelo Governo do Estado em comemoração à Semana Mundial da Alimentação, com inúmeros debates, discursões, painéis, palestras, além de atividades de campo nos nossos equipamentos sociais, como nos Restaurantes Populares e Banco de Alimentos. A ideia é buscar soluções para minimizar a fome, principalmente para a população que vive em situação de vulnerabilidade social”, disse a Subsecretária.
O objetivo da Semana Mundial da Alimentação é reforçar a importância da inclusão de uma alimentação saudável na vida das pessoas, de forma consciente por meio de debates sobre temas fundamentais, como combate ao desperdício de alimentos, incentivo à alimentação saudável na infância, importância da agricultura urbana e montagem de horta.
A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, fala do tema deste ano, reforçando a importância do combate ao desperdício.
“Estamos mais uma vez realizando a Semana Mundial de Alimentação que este ano traz um tema muito importante: As nossas ações são nosso futuro. Teremos discussões de vários temas que irão tratar de ações que irão nos ajudar no combate a insegurança alimentar e a fome”, explicou Lourvídia Caldas.
O Dia Mundial da Alimentação foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. A data, 16 de outubro, foi escolhida para lembrar o dia da criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.
O Maranhão se informa aqui – Governo lança Campanha Outubro Rosa com ampliação de consultas de mastologia e exames de mamografia
A Semana Mundial da Alimentação tem como tema neste ano, definido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). “Nossas ações são o nosso futuro: Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”. #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: Agência de Notícias