O secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, e o subsecretário Expedito Rodrigues estiveram reunidos recentemente com executivos da Scania, debatendo sobre o uso de gás natural veicular (GNV) para abastecer a frota de caminhões movidos a gás da empresa Scania.
Atualmente o gás natural produzido no Maranhão é utilizado para geração de energia elétrica, no complexo termelétrico da empresa Eneva, instalado em Santo Antônio dos Lopes. O governo e a empresa vêm trabalhando conjuntamente desde 2015 para ampliar a produção de gás natural no Maranhão, visando garantir o uso do gás para indústrias e veículos, em especial transporte de passageiros.
O secretário da Seinc, Simplício Araújo, explica que o diálogo só reforça o papel estratégico do Maranhão, um dos maiores estados produtores de gás natural do Brasil.
“A Scania já usa caminhões a gás nas regiões Sul e Sudeste. A reunião com empresa só ratifica os trabalhos que estamos fazendo na cadeia do gás e o leque de oportunidades oriundos desse trabalho, visando novos investimentos”, disse Araújo.
Mais reuniões devem ser agendadas com os players do mercado e com empresários envolvidos na cadeia.
Caminhões movidos a gás
Os caminhões podem ser movidos a gás natural veicular (GNV) ou a gás natural liquefeito (GNL) e têm autonomia suficiente para percorrer longas distâncias.
A Scania já contabiliza mais de 400 unidades vendidas, com a proposta de reduzir as emissões de CO2 em 50% até 2025. A empresa é a primeira no Brasil a entrar no mercado, visando a jornada rumo a um sistema de transporte mais sustentável.
O Maranhão se informa aqui – São Raimundo das Mangabeiras recebe praça, agroindústria, vacinas e alimentos
O uso de gás natural veicular (GNV) para abastecer a frota de caminhões movidos a gás da empresa Scania, foi discutido. Atualmente o gás natural produzido no Maranhão é usado para geração de energia elétrica, no complexo termelétrico da empresa Eneva, instalado em Santo Antônio dos Lopes. #OMaranhaoSeInformaAqui