O Maranhão recebeu, nesta segunda-feira (23), novos lotes das vacinas Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca para dar continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19 nos municípios maranhenses. São 228.020 doses de imunizantes, sendo 56.600 doses de CoronaVac, 59.670 doses de Pfizer e 111.750 doses da AstraZeneca.
As doses foram encaminhadas para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à SES, responsável pela distribuição dos imunizantes. De acordo com a chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Halice Figueiredo, os novos lotes passarão por conferência para que sejam destinados aos 217 municípios maranhenses.
“Nesta terça-feira, iremos realizar a distribuição desses imunizantes para as Regionais de Saúde que os recebem por via terrestre. Já na quarta-feira, começam a ser beneficiadas as regionais que recebem as vacinas por via aérea, para que possamos garantir a continuidade da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Maranhão”, afirma Halice Figueiredo.
Para a distribuição, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas também são utilizadas vans refrigeradas.
Na última sexta-feira (20), o estado já havia recebido 95.940 doses da Pfizer e no sábado (21), 113.100 doses da CoronaVac. Esses imunizantes já começaram a ser distribuídos nesta segunda, beneficiando inicialmente os municípios da Grande Ilha. Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 7.030.320 doses recebidas, sendo 2.013.990 doses da CoronaVac, 3.548.700 doses da AstraZeneca, 1.354.730 doses da Pfizer e 112.900 doses da Jansen.
O Maranhão se informa aqui – Inscrições da 2ª rodada do Auxílio Combustível abrem nesta segunda (23) no MA
Nesta terça-feira, inicia a distribuição dos imunizantes para as Regionais de Saúde que os recebem por via terrestre. Já na quarta-feira, começam a ser beneficiadas as regionais que recebem as vacinas por via aérea, #OMaranhaoSeInformaAqui