A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego realizou na manhã desta terça-feira, 18 de maio, comemoração ao dia nacional de combate a exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes.
As celebrações foram realizadas no Parque Ambiental Centenário e contaram com a presença de pais, crianças e autoridades.
A exploração sexual envolve dinheiro em troca de sexo e pode ter relação com redes criminosas. Já o abuso sexual acontece quando o jovem é usado para estimulação ou satisfação sexual de um adulto sob ameaça, podendo ocorrer dentro ou fora do ambiente familiar.
Sobre o 18 de maio:
Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.
Matéria produzida e exibida pela TV Difusora – Balsas/MA
O Maranhão se informa aqui – Balsas: Programa Comida na Mesa, passa a chamar-se almoço popular
O evento foi realizado para alertar a população sobre a importância dos crimes não serem silenciados e acreditar nas crianças que relatam situações de abuso e exploração sexual. #OMaranhaoSeInformaAqui