DestaquesPolítica

Autorizado retorno das atividades presenciais de servidores do grupo de risco imunizado no Maranhão

Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (14), o governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou o retorno ao trabalho presencial dos grupos prioritários vacinados e a entrada de novos grupos prioritários na campanha de vacinação contra a Covid-19.

Será antecipada a partir do dia 19 de maio a imunização contra a Covid-19 das categorias de caminhoneiros, trabalhadores de transporte rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e portuário, além das pessoas em situação de rua. Esse grupo prioritário consta no Programa Nacional de Imunização (PNI).

MEDIDAS SANITÁRIAS

Flávio Dino anunciou que as medidas sanitárias permanecem vigente no Estado até o dia 24 de maio. Com isso, comércio e indústria funcionam entre 9h e 21h; bares e restaurantes até às 23h; supermercados das 6h à 0h e capacidade de 50% em supermercados, academias, salões, bares e restaurantes.

A novidade, no entanto, é o retorno ao trabalho presencial nos setores público e privados dos grupos de risco imunizados após 30 dias (exceto gestantes).

A partir deste sábado (15) estão liberadas música ao vivo no Estado. Na próxima segunda-feira (17) fica autorizado eventos com até 100 pessoas. Todos devem continuar cumprindo os protocolos sanitários.

RECEBIMENTO DE VACINAS

O Maranhão já recebeu do Ministério da Saúde, 2,36 milhões de doses de vacinas, com 1,85 milhão de doses distribuídas aos municípios e 1,48 milhão de doses aplicadas.

Comparado a semana anterior, onde 159 municípios aplicaram acima de 80% de doses recebidas, esta semana, 115 municípios atingiram a meta estabelecida pelo Estado, o que representa uma queda no desempenho dos municípios na aplicação das vacinas.

VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Cerca de 83 mil profissionais da educação já foram imunizados no Estado, o que leva o Maranhão ao melhor desempenho na vacinação em todo o país.

Com a imunização dos profissionais da educação, as aulas presenciais poderão ser retomadas, ficando a critério das redes estadual, municipal e privadas de ensino decidirem o melhor momento.

VACINA ASTRAZENECA

Sobre a vacina AstraZeneca, Flávio Dino informou que o Maranhão não registrou, até o momento, nenhum caso adverso do imunizante. No entanto, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a vacina da AstraZeneca está suspensa apenas em gestantes.

VACINAÇÃO

Até a próxima segunda-feira (17) serão entregues vacinas D2 da CoronaVac para 33 municípios maranhenses, que haviam usado a vacina D2 na aplicação da 1ª dose.

APOIO À POPULAÇÃO

Estão abertas as inscrições para 2 mil bolsas no valor de R$ 250 para Agentes Jovens Ambientais. Candidatos entre 16 e 21 anos podem efetuar a inscrição até o próximo dia 23 de maio; Interessados em participar do programa devem estar matriculados ou ter concluído o ensino médio em escola pública. Os interessados em participar podem se inscrever por meio do link: https://www.trabalhojovem.ma.gov.br/

PROGRAMA SOCIAL VALE GÁS

A partir do dia 19 de maio serão entregues cupons aos beneficiários do Programa Vale Gás. A entrega ficará a cargo das prefeituras municipais. Serão 115 mil beneficiados pelo auxílio. A lista completa dos beneficiados pode ser consultada no site valegas.sedes.ma.gov.br

TAXA DE CONTÁGIO

Flávio Dino falou ainda sobre a taxa de contágio do novo coronavírus no Maranhão que está em 0,99, o que representa estabilidade no número de casos.

O Maranhão se informa aqui – Maranhenses já podem fazer consulta do auxílio Vale Gás

Está autorizado retorno ao trabalho presencial nos setores público e privados dos grupos de risco imunizados após 30 dias (exceto gestantes). #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo