O resultado das eleições municipais 2020 no Maranhão aponta para um crescimento do PDT no estado. A legenda, presidida no estado pelo senador Weverton, teve um crescimento significativo. De 30 prefeitos eleitos em 2016, o partido passa a ter 42 para o mandato que vai de 2021 a 2024. O número de vereadores eleitos pelo partido também subiu de 206, em 2016, para 350 nas eleições deste ano.
Os destaques do pleito ficaram por conta da reeleição do Dr. Erik Augusto Costa e Silva para prefeito de Balsas com a votação expressiva de 83,97% dos votos e de Erlânio Xavier (PDT) reeleito prefeito de Igarapé Grande confirmando o favoritismo com 84,4% dos votos válidos.
Foram eleitos ainda pelo PDT, Itamar Vieira em Alto Parnaíba, Dioclides Macedo, em Porto Franco, Edvan Brandão em Bacabal, Fernando Coelho em Bom Jesus das Selvas e outros 38 prefeitos no estado.
No geral o resultado das urnas, mostram um novo equilíbrio entre as forças que atualmente gravitam o Palácio dos Leões – e que, consequentemente, almejam o comando estadual em 2022.
O PL, dos deputado federal Josimar de Maranhãozinho, venceu as eleições em 40 municípios podendo chegar a 41, já que em Bacuri um filiado ao partido pode ser declarado eleito, já que o vencedor, Dr. Washington, concorreu sub judice e deve ter os votos anulados.
Outro destaque foi o Republicanos, do vice-governador Carlos Brandão, outro virtual candidato a governador daqui a dois anos. Elegeram 25 gestores.
O partido do próprio governador Flávio Dino, o PCdoB, foi o que mais perdeu espaços: caiu de 46 prefeitos eleitos em 2016 para apenas 22 em 2020. Recuo de mais de 50%. São os atores que, na esteira do governo Flávio Dino, tentarão garantir a sobrevivência do seu grupo.
Um dos destaques do PDT, foi o prefeito, Dr. Erik eleito com mais de 83% dos votos em Balsas, sul do Maranhão. #OMaranhaoSeInformaAqui
2 Comentários