ColunasDestaques

Doação de sangue: Hemomar enfrenta baixo estoque durante pandemia

Não deixe que o coronavírus quebre essa corrente do bem. Mas atenção, se estiver com sintomas de gripe, fique em casa.

Em meio à pandemia de coronavírus, o estoque do banco de sangue do Hemomar Balsas sofreu baixas consideráveis. Muitas pessoas deixaram de comparecer ao hemocentro para doar sangue devido ao isolamento social, uma das medidas de prevenção.

“A demanda por sangue continua. Os acidentes, as emergências, hemorragias e cirurgias eletivas continuam acontecendo. Os pacientes graves de covid também precisam. A necessidade está aumentando ao mesmo tempo em que o número de doadores diminuiu, colocando o banco de sangue numa situação crítica, com risco de faltar bolsa”, contou Lurdes Jucá, médica do Hemomar Balsas.

O homocentro adotou uma redução de atendimentos e uma série de recomendações de segurança a fim de evitar o contágio de doadores, e pede que as pessoas façam o ato solidário. Fabilson Braga, comunicador e doador ativo, retornou ao hemocentro, devido a demanda. “Só se consegue sangue por doações. Não perca essa oportunidade de salvar vidas!”, apelou.

Nesse período, pessoas do grupo de risco estão impedidas de doar; quem sentiu sintomas de covid nos últimos 30 dias e quem foi vacinado contra o sarampo também não deve doar.

O Hemomar está funcionando de segunda a sexta pela manhã. Às terças e quintas, o atendimento se estende até às 16h.

Assista o vídeo da matéria exibida na TV Capital – Canal 8, Balsas/MA.

O Maranhão se informa aqui.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo