O RENOVA BR, programa não partidário e não governamental, realizou no último dia 07/12, em São Paulo a formatura do curso do Programa RenovaBR. O evento reuniu pessoas de mais de 400 cidades brasileiras que passaram por quatro meses de aulas com mais de 40 especialistas de diversas áreas. Objetivo de capacitar pessoas comuns à política, 41% dos formandos ainda não são filiados a partidos políticos. Estarem aptos para atuar nas câmaras municipais, assembleias legislativas, prefeituras e outras casas políticas
Os alunos cursaram disciplinas de planejamento urbano, finanças municipais, educação, saúde, saneamento, desenvolvimento econômico, leis orçamentárias, além de conteúdos sobre liderança, comunicação política e organização de campanha com objetivo de preparar a nova geração de realização e interesse pelo coletivo.
Em entrevista ao Diário Sul Maranhense, o Dr. Carlos Manzot, único representante do município de Balsas/MA na formatura, falou sobre o curso:
Formação do Renova BR
Na realidade, mais do que advogado ou qualquer outra profissão, o curso do RENOVA BR atingiu um grande objetivo: dar conhecimento e prática sobre a política para pessoas comuns. E isto, portanto, serviu para qualquer cidadão. Qualquer, independente de profissão e/ou cargo. No curso, tive disciplinas que contemplam todas as matérias de competência municipal. Porém, o mais interessante foi observar as boas práticas e cases de políticas públicas de cidades nacionais e internacionais. A que mais me chamou atenção foi o caso da redução em aproximadamente 56% da mortalidade infantil em Santos/SP. Por isso, a importância da política.
Descrédito na política
De certo, em razão de muitos eventos negativos nacionais, atualmente, o exercício político não está muito bem aos olhos da população. Mas isso não pode permanecer. Como demonstrado, é por esse caminho que as mudanças sociais realmente são efetivadas quando usado de forma planejada, técnica e social.
Poucos representantes do Maranhão e único de Balsas
Por fim, ser um dos pouquíssimos representantes do Maranhão, e o único de Balsas foi algo bom e ruim. Bom, porque é uma alegria imensa representar a cidade e o estado em que nasci e sou apaixonado. E ruim, por muitos amigos e colegas terem deixado passar essa oportunidade incrível de aprendizado e conhecimento sobre a sistemática das cidades e as políticas municipais. Porque, algo que é óbvio, mas esquecemos: a política municipal é a mais importante. É na cidade que moramos, é na cidade que usamos o atendimento médico, é na cidade que frequentamos as escolas. Portanto, precisamos conhecer e participar ativamente da construção da cidade que queremos.
O Maranhão se informa aqui
Caixa começa a pagar auxilio emergencial a pescador na próxima segunda-feira
O Dr. Carlos Manzot atua na Ong Casa das Marias e foi o único representante de Balsas na formatura. #OMaranhaoSeInformaAqui