A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Arcoverde promove a Campanha Novembro Azul, nas Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF, através de ações sobre a conscientização da prevenção ao câncer de próstata.
O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de diagnosticar precocemente o câncer de próstata, que no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Raylson Félix, a secretaria vai intensificar a campanha em todas as unidades de saúde do município.
O exame deve ser feito a partir de 45 anos para homens que tenham histórico da doença na família e para a população em geral a indicação é a partir dos 50 anos de idade. Exame que deve ser repetido anualmente, sendo o diagnóstico precoce a melhor prevenção.
Segundo Giltarlã Araújo, coordenação da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, os pacientes deverão se consultar nos postos de saúde para ter a análise clínica. O médico tem todo o protocolo da OMS, do qual leva em conta idade, vida pregressa, etc. Conforme a situação o médico prescreve um encaminhamento para o urologista. Por sua vez, o paciente vai a Central de Marcação e agenda a consulta.
Estarão disponíveis todos os exames preventivos contra o câncer de próstata, antígeno prostático específico (PSA) no sangue; toque retal e em caso de suspeitas, a biópsia de próstata guiada por ultrassom transretal.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o principal motivo da mortalidade com a doença é por conta do preconceito dos homens em fazer o exame do toque retal, fundamental para descobrir a doença. Como esse exame deixa de ser realizado na maioria das vezes, cerca de 20% dos casos é diagnosticado em estágios avançados da doença, o que torna o tratamento mais complicado e aumenta o risco de morte.
O Maranhão se informa aqui
Prefeitura de Balsas contrata médico urologista
Emboscada em terra indígena resulta na morte de duas pessoas no MA
Secretaria de saúde dá prioridade ao acesso aos exames preventivos na campanha novembro azul. #OMaranhaoSeInformaAqui